Foi identificado em Piracicaba (REGIÃO METROPOLITANA DE PIRACICABA) após o fim do trabalho pericial e registro dos documentos policiais a vítima fatal do acidente na Rodovia Fausto Santomauro, que liga a metrópole com sua cidade-satélite Rio Claro (SP). O PIRANOT, seguindo sua estratégia de mercado, aos poucos, passará a introduzir e cumprir a Lei Federal 13.089 de 2015, que regulamenta as regiões metropolitanas. Entenda mais no final da página.
Juracy José dos Santos tinha 69 anos. Ele dirigia um carro da marca Ford nesta manhã (14), quando perdeu o controle da direção, atravessou a pista contrária, no sentido Rio Claro, e capotou.
O corpo dele foi periciado e encaminhado ao IML de Rio Claro, já que o acidente ocorreu pouco antes da divisa territorial com a metrópole. A Polícia Civil também desta cidade recebeu da Polícia Militar Rodoviária da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba), o registro, assim como iniciou a investigação. Peritos do IC (Instituto de Criminalística) também iniciaram os trabalhos.
Juracy era morador de Santa Bárbara d’Oeste que é membro da RPT (Região do Polo-Têxtil), junto com Americana, Hortolândia, Sumaré e Nova Odessa. A RPT e a RMP fazem parte da RIC (Região Intermediária de Campinas), que fica a um passo de se tornar Polo e posteriormente Estado. O Congresso Federal analisa atualmente a criação do Estado Marajó, atualmente Polo do Estado do Pará. O projeto parou de tramitar dada a crise econômica e a pobreza do estado que seria fatiado.
– – –
Metrópole? Cidade-satélite?
Em 24 de agosto de 2021, o então governador do Estado de São Paulo, João Dória, na época do PSDB, assinou e publicou a Lei Complementar nº 1.360/2021, que criou a Região Metropolitana de Piracicaba, composta por 24 municípios, com 1,5 milhão de habitantes e PIB anual de R$ 76 bilhões. A 20° maior do Brasil, superando capitais e regiões metropolitanas de capitais brasileiras ricas como Florianópolis, em Santa Catarina, no Sul, e outras como João Pessoa, no Recife, região Norte.
A ideia de casas e prédios um em cima do outro não significa metrópole, são vários fatores como quantidade de pessoas, renda e PIB local que geram esse status e posteriormente lei. A Lei Estadual 1.360/21 complementa a Lei Federal 13.089/15.
Piracicaba, por Lei Federal e Estadual, agora é metrópole de uma região. Estados tem capitais. Regiões Metropolitanas, tem metrópole, que é a cidade-sede da região que é composta por municípios/cidades-satélites.
