Buscando reforçar seu compromisso com a segurança e a preservação ambiental, a Raízen, a maior produtora de açúcar e etanol do mundo, realizou diversos treinamentos de prevenção e combate de incêndios em canaviais para fornecedores de cana. Com um investimento de aproximadamente 60 mil reais, a companhia já realizou seis cursos práticos, preparando, até o momento, 135 produtores rurais parceiros.
Com a chegada do período de estiagem e um cenário climático adverso, as capacitações visam preparar os fornecedores de cana nas práticas de prevenção e combate a incêndios, proporcionando maior segurança e proteção para as operações. As orientações foram realizadas em diferentes regiões do estado de São Paulo, com participantes de Piracicaba, Jaú, Araçatuba, Assis, Colômbia e na região Centro-Sul.
“Nós que trabalhamos no campo, devemos ter muito cuidado e sempre procurar preservar o meio ambiente. Esta é a primeira vez que participo de um treinamento sobre o tema e é notável que é diferenciado, pois oferece o conceito e o exercício prático”, reforça Eliandro Bruzarosco, participante do treinamento na região de Piracicaba.
As aulas oferecem uma abordagem teórica e prática, permitindo que os parceiros adquiram conhecimentos fundamentais para agir de forma eficiente em casos de incêndio. Da mesma cidade, Eliseo Calisto, que já havia realizado o curso há anos, avaliou de forma positiva a reciclagem. “Participei do desenvolvimento de combate a incêndio em canaviais e pude relembrar e me atualizar. É um excelente conteúdo, pois mostra de forma prática como agir em uma ocorrência de incêndio em canavial”.
O fogo é responsável por perdas significativas na safra, gerando impacto na produção e na economia de todo o país. Entendendo a importância de todos estarem preparados para uma resposta rápida, além dos cursos para fornecedores e treinamento de toda a equipe interna, a Raízen investe mais de R$ 153 milhões em soluções como uso de satélites, veículos de intervenção rápida, treinamento de brigada, educação ambiental para crianças, carreatas de conscientização, dentre outras ações. “Um dos nossos colaboradores participou do curso e não deixou de exaltar os ensinamentos que foram passados. Como fornecedor, sei que o treinamento foi muito produtivo, pois este um problema é eminente nos nossos canaviais”, afirma Arlindo Batagin, fornecedor de cana.
Anualmente, a companhia realiza a campanha “Quem ama a terra, não chama o fogo”, que incentiva boas práticas junto à sociedade. Adicionalmente, a empresa mantém o Elos Raízen, que tem como objetivo orientar a atuação dos fornecedores de cana nos diversos aspectos que envolvem o tema, tais como: melhoria contínua na garantia do suprimento de cana sustentável, tendência de mercado, redução do risco, adoção de boas medidas para minimizar os impactos sociais, ambientais e econômicos de etapas do sistema produtivo.
Em caso de emergências, a companhia orienta o acionamento do Corpo de Bombeiros (basta discar 193 ao telefone) ou a Central contra Incêndios da Raízen, que pode ser ativada através do número 0800 770 22 33, disponível para colaboradores, comunidades dos territórios, fornecedores, parceiros, associações e todos que identificarem algum incêndio em canaviais.