A primeira edição do Afro Black Day, evento promovido pelo Coletivo Afro Black Pira, já tem data marcada para acontecer em Piracicaba (SP): dias 21 de julho, no Sesc Piracicaba, às 19h, com roda de conversas com estudantes de instituições educacionais do município, e 22 de julho, no Barracão 14 do Engenho Central, das 08h às 18h. De acordo com a organização do evento, o Afro Black Day tem como objetivo criar um espaço de valorização da diversidade étnico-racial e inclusão no mercado de trabalho.
O 1º Afro Black Day tem apoio da Prefeitura de Piracicaba, da Semac – Secretaria Municipal da Ação Cultural, do Conepir – Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba, do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra,da ASantos Recursos Humanos, da DiversiPira Consultoria de DE&I,do Sesc Piracicaba e de O Canal da Lili – Revista Digital. Antes do Afro Black Day.
Para as cofundadoras do Coletivo Afro Black Pira, Danielle Nicolau Galdino, Sabrina Rodrigues Semedo e Camila Fernanda Rodrigues, a meta é fazer com que o evento possibilite a oportunidade ideal de colocação no mercado de trabalho aos profissionais negros. “Trabalhamos em parceria com empresas engajadas para divulgar oportunidades profissionais incríveis para a população negra, desde estágios até posições sênior”, afirmam.
De acordo com Ayres Santos, consultora de RH – Recursos Humanos e membro do coletivo, além de divulgar vagas, o Afro Black Day vai oferecer dicas, recursos e orientações para o desenvolvimento de habilidades profissionais, impulsionando seu crescimento e sucesso na carreira. “Nosso foco é construir um ambiente mais inclusivo e igualitário, combatendo o racismo e valorizando o talento negro. Juntos, podemos alcançar grandes conquistas! Vamos juntos construir um futuro mais justo e promissor para todos”, convida Ayres.
O evento
O coletivo Afro Black trabalha com uma variedade de inserções culturais, incluindo oficinas e palestras. Essas atividades podem abranger diferentes aspectos da cultura africana, afro-brasileira e afro diaspórica, como danças tradicionais, culinária, moda afro, história e música. As oficinas proporcionam oportunidades práticas de aprendizado, permitindo que os participantes se envolvam e experimentem elementos culturais específicos. Já as palestras são momentos de compartilhamento de conhecimentos, reflexões e debates sobre diversos temas relacionados à cultura afro. O objetivo é proporcionar uma imersão cultural significativa, promovendo o entretenimento, a valorização e o fortalecimento da identidade afrodescendente.
Abertura
Contará com uma roda de conversa em sua abertura no dia 21/07 às 19h no Sesc Piracicaba, com o tema A importância da diversidade étnico racial na faculdade e no Mercado de Trabalho: Desafios e Oportunidades, com a participação de Lais Ameirelles Lima da Silva (atriz e administradora pública pela Unicamp), João Xavier (estudante e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ecologia Aplicada na Esalq- USP) e Leonardo Nicolau de Barros (professor de Geografia na E.E Pedro de Mello e Mestrando em Demografia na Unicamp).
Oficinas e palestras
No dia 22/07 no Barracão 14 do Engenho Central, contaremos com a seguinte programação:
Coletivo Afro Black
O Coletivo Afro Black surgiu em 2015, com o objetivo de promover debates sobre a cultura africana, afro-brasileira e hip hop, com ênfase no afroempreendedorismo, educação, moda, linguagem e tecnologia. Inicialmente o foco era divulgar a cultura africana e sua musicalidade na cidade de Piracicaba e região, por meio de apresentações de DJs africanos residentes no Brasil em baladas desenvolvidas na Cachaçaria Eventos. Após três anos, surgiram novos projetos, como o Black House, voltado à cultura hip hop, desenvolvido na Casa do Hip Hop Piracicaba, o Afro Black Afrofuturista, patrocinado pelo Proac Editais e Sesc Piracicaba e o Afro Black Day, que irá acontecer pela primeira vez em 2023.
Entre as demandas do coletivo, destacam-se: Promoção da cultura africana e afro-brasileira; Estímulo do afroempreendedorismo; Estímulo do conhecimento em relação à educação e a cultura negra; Valorização da moda afro, o uso da tecnologia e da linguagem como ferramentas de empoderamento; Trabalho para informar, capacitar e empoderar a população negra de Piracicaba e região.
Profissionais que trabalham no coletivo
O coletivo Afro Black é composto por profissionais produtores que atuam em diversas áreas, como engenharia, direito, finanças e controladoria. Todos os membros são pretos e dedicam o seu tempo e esforço de forma não remunerada para apoiar as atividades do grupo. “No entanto, existem casos em que conseguimos ajuda de custo pequena para os integrantes por meio de parcerias, editais, patrocínios ou projetos específicos”, destacam as cofundadoras do coletivo Danielle Nicolau Galdino, Sabrina Rodrigues Semedo e Camila Fernanda Rodrigues. Hoje contamos com um super apoio da nova membra Ayres Santos, com, formação em Recursos Humanos e vem desempenhando um ótimo trabalho no projeto Afro Black Day.