Entre os dias 12 e 16 de julho, representantes estudantis das universidades de Piracicaba participaram do 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), realizado em Brasília e levaram como pauta principal a busca pela implementação de uma universidade federal no campus da UNIMEP-Taquaral, recebendo apoio de estudantes de diversas regiões do Brasil.
Durante o evento, os representantes de Piracicaba tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e desafios educacionais com outros estudantes de todo o país e falaram sobre a luta pela criação de uma universidade federal no campus da UNIMEP-Taquaral.
“A criação de uma universidade federal no campus da UNIMEP-Taquaral é de extrema importância para nossa cidade e região. Buscamos garantir o acesso ao ensino superior público e gratuito, preservando a memória da UNIMEP e fortalecendo a formação de profissionais capacitados”, afirmou Isabelle Zein, estudante de Tecnologia da Informação e neta do Elias Boaventura, ex-reitor da UNIMEP.
Outro representante ressaltou: “O movimento estudantil de Piracicaba está unido em prol dessa causa, acreditando que uma universidade federal na região será um marco para a educação pública e promoverá oportunidades para a população local”, disse Guilherme Trindade, estudante e presidente do Centro Acadêmico de Economia USP/Esalq.
Enquanto isso, o Governo Federal segue analisando a possibilidade de comprar o campus Taquaral. No entanto, não há nenhuma indicação real de que isso ocorra.
O campus Taquaral está desativado e deve ir a leilão nos próximos meses para pagar dívidas do Grupo Metodista.