O 2º Festival de Inverno de São Pedro, que acontece até 22 de setembro, transforma a Estância Turística de São Pedro em um autêntico pedacinho da Itália. Inspirados na rica gastronomia italiana, 48 estabelecimentos, entre restaurantes e food trucks, estão participando deste evento único. Eles oferecem uma variedade de pratos especialmente desenvolvidos para o festival, proporcionando opções deliciosas para todos os paladares. Os visitantes têm a oportunidade de petiscar, saborear refeições fartas, apreciar bebidas, adoçar a vida com sobremesas irresistíveis e até mesmo levar kits para preparar em casa.
A influência italiana se faz presente em cada prato, com destaque para iguarias como a Bisteca Alla Fiorentina e a Focaccia de Milho. Os valores dos pratos variam entre R$ 8,00 e R$ 150,00, permitindo que todos possam experimentar essas delícias culinárias.
A participação de 48 estabelecimentos locais é um verdadeiro tributo à culinária italiana, com pratos que vão desde opções à base de carne até pratos vegetarianos e ricas massas. Além disso, não faltam opções de bebidas e sobremesas para complementar a experiência gastronômica. O melhor de tudo é que muitos desses pratos especiais poderão se tornar permanentes nos cardápios dos estabelecimentos após o festival.
A Prefeitura de São Pedro, em parceria com o Senac, ofereceu capacitação aos chefs e cozinheiros, o que resultou em criações culinárias incríveis e em novas técnicas aprendidas. A consultoria também desempenhou um papel fundamental na definição, desenvolvimento e apresentação dos pratos.
Além de proporcionar um evento atraente para os turistas que buscam lazer na Serra do Itaqueri, o Festival de Inverno contribui para o avanço da gastronomia local. O secretário de Turismo, Ronaldo Gasparelo, ressalta que o festival não apenas atrai visitantes, mas também fortalece a oferta gastronômica da cidade.
Os pratos do festival variam em preço, desde a focaccia de milho, a opção mais acessível, até a Bisteca Alla Fiorentina, que serve duas pessoas e é a opção mais sofisticada. Os participantes têm a chance de votar em seus pratos favoritos e, ao juntarem selos ao visitar os estabelecimentos, podem levar para casa uma caneca estilizada do evento.
Embora o festival termine em 6 de agosto, a celebração culinária continua com a Festa Italiana de São Pedro, de 22 a 24 de setembro, na praça matriz, onde os pratos concorrentes também estarão disponíveis para apreciação. A Secretaria de Turismo espera receber cerca de 12 mil pessoas durante esses três dias de festa.