O ERRO DE LULA QUE AGRADA O BOLSONARISMO
A indicação do piracicabano Cristiano Zanin para a corte do STF poderia ser criticada de inúmeras formas, mas tem sido da maneira mais inusitada que poderia ocorrer (ou não). Zanin revelou-se até então, mais conservador que os ministros indicados por Bolsonaro. Proferiu decisões que colidem frontalmente com qualquer expectativa que petistas poderiam ter com uma indicação Lulista, dando decisões como a não revisão do encarceramento de um homem preso por ter furtado o valor de R$ 100,00 em bens, o que vai contra até a justificativa de que ele seria um garantista. Se essa tendência se confirmar e o novo ministro se revelar mesmo “terrivelmente conservador”, Lula pode ter jogado a suprema corte brasileira na ante sala de um período muito longo de conservadorismo judicial.
O ERRO DE LULA QUE AGRADA O BOLSONARISMO 2
O próximo presidente terá direito a três indicações que, somadas a Zanin, Mendonça e Nunes, superarão a ala considerada progressista da corte. O agrado impróprio ao seu advogado, poderá formar uma corte, caso o próximo presidente seja ligado ao bolsonarismo, que reverterá gradativamente as conquistas da esquerda dos últimos 20 anos. Lula pode ter sepultado, com essa única indicação, conquistas como casamento homoafetivo, cotas raciais, direitos indígenas e ambientais, dentre tantos outros. A prova de fogo virá na decisão do marco temporal. Zanin poderá reverter o placar em favor dos ruralistas, abrindo espaço para ocupação de áreas protegidas na Amazônia. A esquerda poderá amargar o resultado negativo dessa indicação pelas próximas duas décadas.
HADDAD INSISTE EM ESTIMAR DÉFICIT ZERO NO ORÇAMENTO DE 2024
O governo apresentará o orçamento de 2024 nesta quinta e o ministro Haddad surpreende ao prever um déficit zero, numa promessa firme de que as contas públicas saírão do vermelho. O ministro certamente diz aquilo que o mercado gostaria de ouvir, por mais céticos que sejam os ouvidos que recebem essa informação. Mais do que uma diretriz firme de corte de despesas, a manutenção do déficit zero serve como demonstração ao Congresso que uma falta de compromisso em votações que melhorem a arrecadação, o que não quer dizer exatamente aumento de impostos, poderá resultar em contingenciamento e menor distribuição de emendas. Certamente uma jogada política perspicaz e que pode trazer bons resultados econômicos e políticos.
PL DE BOLSONARO ENTRARÁ OFICIALMENTE NO GOVERNO LULA,
A tão esperada reforma administrativa já tem nomes definidos dentro do PR de Tarcísio de Freitas e PP de Arthur Lira e Ciro Nogueira. Entretanto, o PL de Bolsonaro também não ficará fora do governo, como não ficou em nenhum dos anteriores. Embora Valdemar da Costa Neto negue de pés juntos, as negociações correm a céu aberto e ninguém efetivamente acredita que o presidente do partido seja tão fiel a Bolsonaro, quanto é a cargos nos primeiro e segundo escalões do governo. Oficialmente, 20 deputados do PL já dão votos ao governo em votações importantes, entregando muito mais que partidos como PSOL, PSB e PDT. A grande questão é como acomodar os novos integrantes, sem desalojar os atuais. O movimento de maior colaboração do centrão com o governo, mira também uma sucessão pacífica ao cargo de Lira, que pretende ter apoio para manter um aliado em seu lugar.
TAXAÇÃO DE FUNDOS DE SUPER RICOS
Lula assinou nesta segunda-feira (28), medida provisória para taxar fundos conhecidos como de “super ricos”, que exigem um valor mínimo de 10 milhões, com custo anual de manutenção que pode superar os R$150 mil reais. Portanto, os caro leitor de classe média, que ostenta uma Mercedes GLA na garagem, respire aliviado: Você ainda está longe de ser o público que será taxado por essa medida. Brincadeiras à parte, o mais provável é que a Câmara desidrate muito a medida até chegar à sua aprovação final. O mais esperado, é que o projeto sofra reduções significativas em suas alíquotas até uma taxa que beire a insignificância. Importante destacar que fundos como este, não servem a nenhum propósito produtivo, além da mera especulação financeira. E é absolutamente injusto, que tenham carga proporcionalmente (muito) inferior à de assalariados.
CID A UM PASSO DE DELATAR BOLSONARO.
O ajudante de ordens Mauro Cid, incomodou-se sobremaneira com a declaração de Bolsonaro, que praticamente o abandonava ao dizer que ele teria autonomia para cometer os crimes que supostamente cometeu. Obviamente, não precisa de grande perspicácia para se saber que Cid ocupava aquele cargo justamente por ser caninamente obediente às ordens de Bolsonaro. Seu último depoimento, que soma mais de 16 horas, assusta os corredores do exército, que já prevêem a inclusão de Braga Netto e Heleno na trama golpista que antecedeu o dia 08 de janeiro. Para ajudar, os 6 celulares de Frederick Wassef apreendidos pela PF, são kriptonita pura, com potencial de abrir incontáveis frentes de investigação, cujo conteúdo certamente deve ter sido parcialmente apresentado à Cid. Cabe a ele saber se vale a pena responder sozinho ou receber as vantagens por uma colaboração por algo que já é considerado inevitável.
Uma delação do ajudante de ordens, talvez não seja tão significativa em termos de substância, mas pode ser muito importante para dar solidez às provas encontradas.
Até semana que vem, caros eleitores!
(Caso queiram interagir com este colunista, sugerindo pautas, concordando ou mesmo discordando de algum posicionamento, visitem o Instagram do PIRANOT e comente na publicação desta coluna. Ou nos envie um e-mail para victor.palma@gmail.com)
Aviso Legal
As opiniões expressas nesta coluna são exclusivamente do colunista Victor Palma e não necessariamente refletem as opiniões ou posicionamentos do PIRANOT. O PIRANOT não se responsabiliza pelas informações apresentadas nesta coluna, sendo estas de total responsabilidade do colunista. Os leitores são encorajados a formar suas próprias opiniões e perspectivas com base em várias fontes de informação.