Um homem de 44 anos cometeu suicídio na Região Metropolitana de Piracicaba após ser chantageado ao cair em um golpe envolvendo uma falsa conversa com criança via aplicativo WhatsApp. Esse tipo de golpe e outros parecidos teve um alarmente crescimento em toda a região.
De acordo com um levantamento realizado pelo PIRANOT, somente na metrópole, mais de mil casos de golpes e estelionatos, consumados ou não, são registrados mensalmente, totalizando mais de 12 mil ocorrências entre julho de 2022 e agosto de 2023.
O caso mais recente e alarmante ocorreu recentemente na cidade vizinha de Rio Claro, que faz parte da RMP. Lá, a vítima cometeu suicídio ao acreditar que teve conversa com uma menor de idade. O golpe é simples: uma pessoa começa uma conversa de cunho sexual via o aplicativo e, no final, revela que seria uma criança e passa a chantagear quem está conversando.
Segundo o Boletim de Ocorrência obtido pelo PIRANOT, a irmã contou para a polícia que o irmão saiu para utilizar o banheiro em sua residência e não voltou mais. Preocupada, ela foi até a casa dele e o encontrou caído, com espuma na boca. A ambulância foi acionada imediatamente e ele foi transferido para um hospital de Rio Claro.
Ainda segundo o documento, uma vizinha da residência, cujo nome não foi informado, relatou ter ouvido um grito de socorro e ao verificar, encontrou o homem nas condições mencionadas. Ela também chamou a ambulância.
A irmã da vítima contou que, no telefone celular do irmão encontrou uma conversa com um número desconhecido no aplicativo WhatsApp. Nessa conversa, um indivíduo desconhecido fazia uma cobrança de valor não especificado, ameaçando entrar em contato com a esposa dele dizendo ser uma menina com quem ele estava mantendo contato. O contato iniciou naquela manhã, mas parecia indicar conversas anteriores que possivelmente foram apagadas.
Além disso, a irmã revelou que o irmão havia lhe pedido R$ 1.500,00 emprestados no dia anterior, sem especificar o motivo. Após o incidente, ela conversou com sua cunhada, que desconhecia esse empréstimo e afirmou que não havia necessidade, pois tinham dinheiro guardado para a obra em construção. Isso levanta suspeitas de que ele possa ter feito algum pagamento indevido no dia anterior, mas precisaria de mais.
Diante desses elementos, há indícios de que a vítima tenha sido vítima de extorsão, conhecida como o “golpe da novinha”, e que, por razões a serem investigadas, tenha tentado o suicídio com o uso de produtos de limpeza.
Lamentavelmente, o homem faleceu na noite de ontem (17). A investigação desse caso está em andamento, e as autoridades buscam entender os detalhes e as motivações por trás dessa tragédia e de tantos outros casos iguais na cidade e na região metropolitana. A situação está grave e merece extrema atenção da Polícia Civil da metrópole e do Estado.
Observação
O PIRANOT, seguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), as leis vigentes, incluindo a Constituição Federal que nos garente o direito de selecionar as pautas de interesse popular, veicula as notícias com todos os cuidados possíveis, apenas relatando um grave acontecimento que a sociedade precisa acompanhar dado o grave aumento no número de casos parecidos. O intuito da notícia é informar a sociedade sobre os acontecimentos, nosso direito constitucional, bem como a sociedade tem o direito de ser informada do que está acontecendo.
Tentamos ao máximo cortar dados e informações que identificassem os envolvidos e outros dados, incluindo o nome da cidade da vítima. Mesmo assim, seguimos à disposição para eventuais dúvidas e solicitações via contato oficial sempre em www.piranot.com/contato. O PIRANOT preza, respeita e segue as leis.