Hospital e médicos iniciam procedimento para decretar morte cerebral de Lair Braga em Piracicaba





Foto: Arquivo/Wagner Romano/PIRANOT

Agora são 12h15. O PIRANOT lamenta informar que foi iniciado o protocolo de 72 horas para confirmar a morte encefálica do radialista e ex-vereador de Piracicaba, Lair Braga. Lair estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Piracicaba desde a manhã de anteontem (17), após ser encontrado em convulsão na cama por sua esposa.





A assessoria do médico da família e vereador, Ari Pedroso Júnior, confirmou ao PIRANOT que o protocolo para confirmar a morte cerebral foi iniciado. O Dr. Pedroso havia relatado anteriormente ao PIRANOT sobre o estado de Lair, explicando que ele havia sofrido um acidente vascular cerebral, uma isquemia cerebral bastante grave.

Na noite de ontem, o médico atualizou a situação de Lair ao PIRANOT, mencionando que “infelizmente, o Lair não teve grande melhora.” Ele continuou explicando que Lair estava mantendo anisocoria, o que tem significado neurológico e indica uma lesão cerebral. O médico também explicou que Lair estava em coma induzido e precisava de suporte respiratório.

Havia uma esperança de que Lair pudesse acordar, mas o Dr. Pedroso ressaltou a gravidade do quadro, afirmando que, se ele sobrevivesse, provavelmente teria sequelas neurológicas.

Na manhã de hoje, a equipe médica de Lair iniciou o processo de morte cerebral. Isso significa que, embora seu corpo esteja vivo, seu cérebro não está mais funcionando. O paciente não responde a estímulos de dor e luz nos olhos. Nas próximas 72 horas, Lair passará por várias equipes médicas diferentes que repetirão testes de estímulo. Se ele não responder a nenhum estímulo nesse período, a morte será confirmada.

Neste momento, não se sabe se Lair Braga é um doador de órgãos. O PIRANOT está profundamente consternado com esta notícia e expressa nossas condolências à família de Lair Braga, transmitindo nosso respeito e sentimentos fraternos neste momento difícil.

Biografia de Lair Braga

Lair Braga, nasceu em Cajobi (SP) em 16 de julho de 1954 e é casado com a Sra Regina Ap. A. Souza Silva Braga com quem teve quatro filhos; Menderson, Melissa, Michela e Maxwell e 05 netos; Vitória, Rodrigo, Smuel, Lorenzo e Beatriz.

É radialista e Jornalista na Rádio Difusora de Piracicaba a 37 anos onde atua como apresentador. Em seus programas diários, está sempre lutando por causas sociais e atendendo seus ouvintes com dedicação e na prestação de serviços. Tal bagagem lhe direcionou também para a carreira política.

Em 1982, foi eleito Vereador na cidade de Charqueada onde exerceu sua função de 1983 a 1988.

Retornou na atividade política na Eleição de 2016, foi o 16º candidato mais votado entre os 23 eleitos, com 1821 votos pelo partido SD.

Foi, no biênio 2019-2020, suplente da 2ª Secretaria da Mesa Diretora e atuou como presidente na Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania.

Em 2019, Lair deu entrevista ao PIRANOT em nossa sede. “Todos os dias olho pela janela e me sinto responsável por essa cidade”, disse ele ao repórter Rafael Fioravanti. Relembre a entrevista clicando aqui.





Obrigado por ler este post!

Sair da versão mobile