O candidato a prefeito por Piracicaba, Helinho Zanatta (PSD), participou nesta quinta-feira (29) de uma entrevista para a rádio CBN Campinas e G1 Piracicaba. Aos repórteres Felipe Pereira, Sandra Lambert e Rodrigo Pereira, Zanatta falou sobre suas propostas e abordou temas essenciais como abastecimento de água, saúde, orçamento e melhorias para o funcionalismo público.
“Um dos pilares da administração é valorizar o serviço público e quem está à frente dele. Se você não motivar, não der ferramentas para este trabalho, é quase impossível que exerçam a condição de servir. No entanto, é possível fazer mais com menos. Lá em São Pedro, por exemplo, nós reduzimos de 15 para cinco secretarias sem perder a funcionalidade. Eu acho que esse é o caminho: fazer uma gestão de resultados.”
Zanatta voltou a tocar em pontos críticos da cidade como falta de água, filas na saúde e infraestrutura precária. “A gente não pode continuar enrolado com problemas graves e sérios em áreas fundamentais como a falta d’água numa cidade como Piracicaba, como a saúde e as filas da saúde que não desenrola, como o problema de pavimentação nos bairros, de regularização de bairros e loteamentos, de áreas e comunidades. Não podemos ficar nessa condição que Piracicaba vem vindo. O que Piracicaba quer é quem pode desenrolar os problemas. Nós resolvemos isso em outras cidades, sabemos o caminho e temos certeza que se tivermos as oportunidades, nós vamos resolver isso também aqui”, disse.
Ainda sobre a água, Helinho reafirmou que o SEMAE perde praticamente metade da água que é tratada hoje. “O SEMAE era uma empresa superavitária no passado. Hoje, no entanto, mais de 50% da água que é coletada e tratada se perde por conta de vazamentos e tubulações velhas. Isso tem que mudar. Vamos rever este contrato porque quem está sendo prejudicada é a população.”
Na área da educação, Helinho apontou para o caminho de mais vagas em creches e qualidade no ensino. “Em São Pedro nós tínhamos o mesmo problema e a gente conseguiu resolver. Resolvemos com reforma, com ampliação, com qualidade de ensino. O IDEB subiu muito, com treinamento, capacitação e valorização dos professores.”
Para a área da saúde, Helinho ressaltou que é preciso descentralizar. “Vamos levar as UBS pros bairros. Aí sim a gente melhora a porta de entrada. Passa a ter o clínico geral, o pediatra, o ginecologista, o dentista, a farmácia e fazer com que o cidadão seja atendido ali.”
Zanatta também falou sobre os investimentos em geração de emprego e renda. Para ele, é necessário investir muito mais neste setor com a criação de um distrito industrial. “Nós vamos criar o Distrito Industrial. Pra quê? Primeiramente pra esse pessoal que já vai fazer o investimento. Mas por outro lado, a gente tem que fazer uma parceria com os institutos que tem aqui em Piracicaba. O polo tecnológico tem que reativar ele. Nós geramos muita tecnologia em Piracicaba. A prefeitura tem que ser fomentadora. E pra isso não tem milagre, tem trabalho”.
Helinho Zanatta também lembrou que, para ele, política é uma missão. “A gente faz política como missão. Sempre foi assim. Desde a época em que fui prefeito de Charqueada eleito e reeleito e depois prefeito de São Pedro eleito e reeleito.”
Obrigado por ler este post!