Dados atualizados mostram que Piracicaba registrou queda de 120 árvores em decorrência do temporal

Bairros mais atingidos foram Higienópolis, Jardim Elite, Nova América, Caxambu, Terra Nova, Pauliceia, Costa Rica e Morumbi





A Prefeitura de Piracicaba, por meio de força-tarefa que envolve as secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), de Trânsito e Transportes (Semuttran) e a Defesa Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), segue atuando para minimizar os efeitos causados em decorrência da chuva – choveu 19 mm – e dos fortes ventos ocorridos nesta quarta-feira, 27/09, que atingiu diversas regiões da cidade. A Simap registrou ocorrência de 120 árvores caídas, de pequeno e grande porte, até as 16h de ontem, 28/09, e número deve aumentar. Não há registro de vítimas nem de pessoas desabrigadas.





O prefeito Luciano Almeida se reuniu com os secretários Alex Gama Salvaia (Simap), Jane Franco Oliveira (Semuttran), Luis Cassinelli (Governo), e com o diretor da Defesa Civil, Odair Melo, para alinhar a continuação dos trabalhos na cidade. “Todas as equipes da Prefeitura estão atuando desde ontem, com a retirada das árvores e galhos caídos, limpeza das ruas e em todo o suporte necessário. As secretarias estão à disposição, assim como os serviços públicos”, disse Luciano Almeida.

As equipes estão atuando desde o fim da tarde desta quarta-feira, com desobstrução de residências e vias retirando árvores e galhos caídos, além de limpeza das ruas e espaços públicos. De acordo com a Simap, os bairros mais atingidos foram Higienópolis, Jardim Elite, Nova América, Caxambu, Terra Nova, Pauliceia, Costa Rica e Morumbi.

A prioridade para retirada de árvores é daquelas que envolvem risco, ou seja, que podem cair ou caíram sobre veículos e imóveis, interrompem vias e também em locais com grande fluxo de pessoas, bem como unidades de saúde e escolas.

A Defesa Civil interditou duas residências atingidas pela queda de árvores, uma na rua Frei Jacinto, Higienópolis, e outra na rua Leogildo Salvagni, no Água Branca. No Higienópolis, a árvore está sendo retirada e, na sequência, a CPFL fará troca de poste, para, assim, liberar o imóvel. No Água Branca, a árvore já foi retirada – a Defesa Civil aguarda, agora, o reparo do telhado da residência para posterior liberação.

Houve ainda registros de queda de árvores em fiação elétrica, o que afetou o fornecimento de energia em algumas regiões. A CPFL segue acompanhando.

ESCOLAS – A Secretaria de Educação (SME) registrou quedas de árvores em nove escolas; entretanto, as aulas seguem normalmente, não havendo interrupção das atividades.

As unidades mais afetadas foram as escolas Professor Walter Vitti, Professora Olivia de Almeida Carvalho Feres, Laura Kiehl Lucci, Olindo Rizatto Paschoal e Marshlea Dawsey, localizadas nos bairros Pauliceia, Pombeva, 1º de Maio, Piracicamirim e Nova América. Nessas unidades foram registradas quedas de várias árvores e avarias em estruturas de metal como toldos, calhas e telhas, além de invasão de água no interior dos prédios.

Outras quatro escolas da Rede Municipal também registraram ocorrências de queda de árvores, galhos e estruturas, porém, em menor proporção, sendo as unidades: Érica Gobbo, no Morumbi; Maria de Lourdes Viccino, no Jardim São Paulo; Joaquim Carlos, no Caxambu; e Milton Rontani, na Pauliceia.

A SME está trabalhando, desde a manhã, com as equipes de manutenção, zeladores das unidades e com a empresa terceirizada que presta serviços estruturais à pasta, para a execução das intervenções necessárias, bem como conta com apoio da Simap na retirada das árvores e galhos.

ABASTECIMENTO – O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) concluiu, no início da tarde de ontem, o reparo em rede, que teve vazamento por conta da queda de uma árvore, no bairro Paulista, no cruzamento das ruas Manoel Correia Silveira e João Conceição. O abastecimento de água já está sendo normalizado e a retomada completa estava prevista na noite de ontem.

VAREJÕES – Os varejões municipais também enfrentaram alguns problemas causados pelo vento e a chuva. No Varejão Primeiro de Maio (rua Leogildo Salvagni, 705, 1° de Maio), a queda de uma árvore danificou o alambrado e parte do telhado. As equipes da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema) já fizeram a retirada da árvore, sinalizaram a área e estão realizando a substituição de telha.

No Varejão do São Jorge (Av. Dr. Antonio Mendes de Barros Filho, 1000, São Jorge) algumas telhas foram danificadas por conta da chuva. A equipe da Sema providenciará a manutenção ainda nesta semana para o funcionamento normal do Varejão na próxima terça-feira.

A equipe da Sema fez ontem uma poda preventiva em coqueiros localizados no estacionamento do Varejão da Paulista Av. Dr. Paulo de Moraes, 2110, Paulista), para evitar futuros transtornos com chuvas.

Além dos varejões, a Sema forneceu apoio para retirada de um toldo que foi arremessado com o vento na fiação elétrica de uma rua do bairro Conceição, às margens da rodovia Luiz de Queiroz. O ocorrido estava prejudicando o fornecimento de energia do bairro. A equipe da Sema já compareceu ao local na tarde de ontem e retirou o toldo da fiação.

A Secretaria de Agricultura também realizou a retirada de uma árvore que caiu na estrada Antonio Abdalla (PIR-194), no bairro Chicó. Assim, a passagem foi liberada.

TRÂNSITO – A Semuttran já concluiu as manutenções de placas nas avenidas 31 de Março, Alberto Vollet Sachs e Luciano Guidotti. Com a energia elétrica reestabelecida, o funcionamento de semáforos nas avenidas 31 de Março e Água Branca, que estavam sendo mantidos por geradores, voltaram ao normal.

SERVIÇO – Munícipes que necessitem informar queda de árvores podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193, a Prefeitura, pelo 156, a Guarda Civil, pelo 153, ou a Defesa Civil, pelo 199. Casos de falta de energia devem ser direcionados à CPFL pelo 0800-0101010 ou pelo site https://cpfl.com.br.





Obrigado por ler este post!

Sair da versão mobile