Às 05h10, rio Piracicaba entra em emergência em trecho que corta metrópole

Foto: Felipe Carboni / Metropolitana de Piracicaba





Agora são 05h15. O Rio Piracicaba acaba de entrar oficialmente em emergência no trecho que corta a metrópole. Infelizmente, a chuva continua em Americana e Santa Bárbara, elevando o nível, agora com menos intensidade, mas elevando.





Neste horário, o rio Piracicaba está com 4,2 metros de profundidade e vazão de 364,19 m³ de água por segundo na altura da Casa do Povoador, na Rua do Porto.

Veja o detalhamento por afluente:

Ribeirão Quilombo

Ainda segundo o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo, o Ribeirão Quilombo, em Americana, afluente do Piracicaba, que teve forte elevação entre 20h e 21h20 de ontem (08), está começando a diminuir a vazão de água no começo da madrugada. Por volta das 2h, deixou o Estado de Alerta e desceu para Atenção. Neste momento encontra-se estabilizado, injetando 59,5 m³ de água no Piracicaba por segundo.

Ribeirão Carioba

Em menor volume, mas subindo, o Ribeirão Carioba está injetando 9,76 m³ de água por segundo no Rio Piracicaba, também em Americana.

Trecho SBO

O DAEE informa neste horário que o manancial segue em estado de emergência desde 1h50 em Santa Bárbara, onde começa a dar sinais de estabilização com uma vazão de 415,21 m³ de água por segundo. Esta é a última medição antes de Piracicaba.

Média de elevação

A média desde às 3h da manhã é de um aumento de 2 a 4 cm em Piracicaba a cada 10 minutos, com leve perda de força. O próximo alerta é o de extravasamento com 4,7 metros. Caso mantenha essa média de elevação, o Rio Piracicaba pode alcançar essa marca entre 7h e 9h.

Infelizmente, a previsão é de chuva até sexta-feira na região.

Rio Corumbataí

Desde a última publicação do PIRANOT, como adiantado, o Rio Corumbataí está em extravasamento em Rio Claro. Lá, a vazão do manancial está em 560,15 m³ de água por segundo, não tendo medição de profundidade. Os números apresentam leve aumento com estabilização nos últimos minutos.

Em Piracicaba, a altura no trecho que passa pela captação do Semae, no Godinhos, região do Santa Rosa, saltou de 1,83 para 2,25, com aceleração no aumento, conforme já previsto pelo PIRANOT no último plantão, há cerca de duas horas.

Chuva a semana toda

A chuva continua na região e seguirá ao longo da semana. O PIRANOT segue acompanhando a medição do DAEE em Piracicaba e região e continua atualizando os números em seu portal





Obrigado por ler este post!

Sair da versão mobile