Piracicaba terá 1º laboratório de ensaio de equipamentos de proteção coletiva da América Latina

Iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Piracicaba e o Ministério Público do Trabalho de Campinas; pedra fundamental do equipamento foi lançada hoje (18), às 09h30, na Fumep





Foto: Divulgação

A Prefeitura de Piracicaba e o Ministério Público do Trabalho de Campinas (MPT) vão construir na Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) o primeiro laboratório de ensaio de equipamentos de proteção coletiva da América Latina. O Laboratório de Ensaio de Equipamentos de Proteção Coletiva terá investimento de R$ 4 milhões, será credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e terá capacidade para fazer ensaios de redes de segurança para a indústria da construção civil e perícias técnicas que atendam às demandas do MPT. A pedra fundamental do prédio foi lançada hoje (18), às 09h30, na Fumep.





O terreno na Fumep foi cedido pela Prefeitura e a obra será financiada pelo Ministério Público do Trabalho de Campinas (MPT), com previsão de entrega para o final de 2024.

Para o prefeito Luciano Almeida, a Fumep é o local perfeito para abrigar um laboratório deste porte por ser um centro de tecnologia por excelência, que oferecerá total apoio dos docentes no desenvolvimento técnico deste novo espaço.

“Quando estiver em funcionamento o laboratório vai gerar muitos benefícios para a região, aumentando a nossa atratividade para empresas que trabalham com inovação ou mesmo na construção civil”, destacou Luciano Almeida.

O diretor-executivo da Fumep, Renato Ferreira, disse que o laboratório vai ocupar uma área de 800m2 dentro do campus. Neste espaço serão realizados ensaios de equipamentos de proteção coletiva, utilizados na indústria da construção civil, como ensaios de redes de segurança, guarda-corpos provisórios, andaimes e cordas, entre outros.

“Teremos um processo diferenciado de trabalho. Os ensaios serão feitos por demanda, sendo atendidos por uma equipe de docentes que será convidada para conduzir os estudos”, destacou Eduardo Buoso, professor de engenharia e coordenador do curso de pós-graduação em engenharia de segurança do trabalho da Fumep.





Obrigado por ler este post!

Sair da versão mobile