Encontro para entender os sintomas da menopausa e as mudanças no corpo da mulher acontece em Piracicaba (SP)

Plano Santa Casa Saúde Piracicaba realiza encontro com especialistas para falar sobre o tema





A menopausa é um estágio natural da vida da mulher que marca o fim de sua capacidade reprodutiva. É uma fase que traz uma série de mudanças físicas e emocionais, mas com o conhecimento adequado, as mulheres podem enfrentá-la com mais compreensão e conforto. Para explorar o assunto, o plano Santa Casa Saúde realiza no próximo dia 30, às 08h30, o encontro “Menopausa, que onda é essa?”, no salão de convenções da Santa Casa. As inscrições para participar podem ser feitas até dia 27, pelo WhatsApp (19) 99370 5070. O público-alvo são mulheres acima dos 40 anos, beneficiárias do plano Santa Casa Saúde. O encontro contará com a presença e as orientações da ginecologista e obstetra do Santa Casa Saúde, Milena Elisa Goes Dias Silva, da nutricionista do Saúde Inteligente, Leticia Panaia e da representante da Quality Pharma, Patrícia Rodrigues Bastos.





A menopausa é o momento na vida de uma mulher em que ela deixa de menstruar e não pode mais engravidar naturalmente. Geralmente, ocorre entre os 45 e 55 anos, embora a idade exata possa variar de mulher para mulher. “A menopausa marca o fim da produção de hormônios reprodutivos, como o estrogênio e a progesterona, que desempenham um papel fundamental na fertilidade e no ciclo menstrual”, explica Milena.

De acordo com a médica, a menopausa ocorre quando os ovários da mulher diminuem a produção de hormônios acarretando uma série de mudanças. “A idade que uma mulher entra na menopausa é incerta e pode ser influenciada por fatores genéticos, ambientais e de saúde. No entanto, em termos gerais, a menopausa acontece por volta dos 45 a 55 anos de idade devido ao envelhecimento natural do corpo. Algumas mulheres podem entrar na menopausa mais cedo devido a cirurgias, tratamentos médicos ou distúrbios hormonais”, informa.

A menopausa é muitas vezes associada a uma série de sintomas que variam de mulher para mulher. O primeiro sintoma que ocorre são as famosas ondas de calor ou fogachos. Outros sintomas também comuns incluem: ondas de calor, suores noturnos, irregularidades menstruais, alterações de humor, atrofia vaginal, problemas de sono e perda óssea, já que a menopausa está associada a um maior risco de osteoporose devido à diminuição dos níveis de estradiol.

Embora a menopausa seja uma fase natural da vida, existem maneiras de amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida, salienta Milena, ao explicar ainda que há métodos eficazes como: terapia de reposição hormonal (TRH), manter um estilo de vida saudável, fazer uso de medicamentos específicos e de suplementos naturais. “São medidas que podem oferecer alívio de sintomas”.

“É importante que as mulheres que estão se aproximando da menopausa ou que já a vivenciam essa situação discutam suas preocupações e opções de tratamento com um profissional de saúde. Cada mulher é única, e as estratégias de manejo também podem variar. O apoio médico e o autocuidado desempenham um papel fundamental na promoção da saúde durante a menopausa”, finaliza Milena.





Obrigado por ler este post!

Sair da versão mobile