À medida que se aproximam as eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua, o engenheiro de Telecomunicações e ex-presidente do Crea-SP, Vinicius Marchese, apresenta sua visão e planos para o futuro da engenharia, agronomia, geociências e tecnologia no Brasil. Marchese, candidato à presidência do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), é um defensor da inovação como um dos principais propulsores para o avanço dessas profissões.
Ao longo de seus dois mandatos como presidente do Crea-SP, de 2019 a 2021 e o atual de 2021 a 2023, Vinicius Marchese liderou uma série de iniciativas que transformaram o Conselho paulista e contribuíram para o fortalecimento das profissões no estado. Isso incluiu um aumento notável de 1.600% no total de operações de fiscalização realizadas em São Paulo, programas de estágio, criação de redes de coworking dedicadas à área tecnológica e um compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
“Em um país de proporções continentais como o Brasil, sabemos que as demandas são regionais. Mas, no campo da Engenharia, Agronomia e Geociências, há desafios comuns, como a regulamentação das profissões, a capacitação e valorização dos profissionais, a geração de valor e a expansão de iniciativas que ofereçam soluções para a sociedade, não apenas na área tecnológica”, explica Marchese.
Segundo o candidato, o Crea-SP é um exemplo de como superar as barreiras burocráticas e promover a inovação no setor público. No entanto, ele acredita que o Sistema Confea/Crea como um todo precisa ser atualizado, já que a lei que regulamenta as atividades dessas profissões existe desde 1966 e o cenário mudou consideravelmente.
Vinicius Marchese delineou um plano que inclui cinco frentes: fiscalização, atendimento, valorização, inovação e expansão. Ele enfatiza que, para ter sucesso, a transformação precisa ser um esforço coletivo.
A candidata a presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Marta Mackey, lidera a chapa que apoia Marchese. Ela poderá se tornar a primeira mulher a ocupar esse cargo. A equipe é composta por Daniel Robles, concorrendo a conselheiro federal, e Renato Archanjo e Ronaldo Santos, diretores geral e administrativo da Mútua-SP, respectivamente. O objetivo é manter a união e o comprometimento que permitiram as conquistas alcançadas nos últimos anos e continuar fortalecendo a área tecnológica.
A votação das eleições 2023 do Sistema Confea/Crea e Mútua ocorrerá em 17 de novembro, das 8h às 19h, e será realizada online pelo site [www.votaconfea.com.br](www.votaconfea.com.br).
Obrigado por ler este post!