Portais “BrOn” e “iBR” foram os antecessores do PIRANOT; marca completa 12 anos de estreia

Versões beta do PIRANOT, BrOn (Brasil Online) foi criado em meados de 2009/2010, sendo substituido em abril de 2010 pelo iBT (Internet Brasil), que ficou no ar até a estréia da marca final em 18 de novembro de 2011 quando entrou no ar o endereço www.piranot.com e todos os domínios e endereços ligados à Júnior Cardoso passaram a apontar para o novo site, transferindo toda a autoridade em SEO (Search Engine Optimization), conquistado pelo fundador na internet desde 2008, quando estreou seu blog sobre televisão.





layout piranot institucional
Versões beta garantiram a marca PIRANOT nascer “pronta” e nacional

Neste sábado (18), o PIRANOT, marca da Empresa Júnior Cardoso LTDA, comemora seus impressionantes 12 anos de trajetória desde a estreia. A marca, que sucedeu o “iBR” (Internet Brasil) e o “BrOn” (Brasil Online), representou uma evolução nos portais de notícias criados por Júnior Cardoso, que já vinha atuando no jornalismo nacional como colunista e crítico de TV por quase três anos, e buscava expandir sua carreira para o jornalismo amplo.





O portal PIRANOT, cujo nome é uma combinação de “Piracicaba” em homenagem à cidade natal do fundador e matriz da empresa gerenciadora da carreira de José Claudinei Cardoso Júnior, e “Notícias”, expressando a amplitude de sua cobertura, iniciou sua jornada há 12 anos e desde então passou por diversas fases, testando conteúdos e formatos.

Em Piracicaba, o PIRANOT começou a ganhar destaque em 2014, registrando 350 mil acessos mensais. Esse número cresceu para 750 mil em 2015 e atingiu impressionantes 1,3 a 1,7 milhão de acessos locais mensais entre 2016 e meados de 2017. No final de setembro de 2017, o PIRANOT alçou voos nacionais com uma parceria com o Google News, atingindo uma média de 6 a 8 milhões de acessos mensais em todo o país, sendo 30% desses acessos originados de Piracicaba.

Além disso, em dezembro, Júnior Cardoso celebrará 15 anos desde a estreia de seu primeiro blog, o “TV Bastidores”.

Embora o projeto BrOn tenha estreado no início de 2010, sendo substituído em menos de seis meses pela marca “iBR”, que permaneceu no ar por pouco mais de um ano, a Empresa Júnior Cardoso considera o dia 18 de novembro de 2011 como a data de início do PIRANOT. Nessa data, todos os domínios anteriores foram redirecionados para o “www.piranot.com”, onde o layout foi adaptado e o logotipo do iBR foi substituído pela nova marca: “PIRANOT”.

“BrOn” e “iBR” foram as versões beta do PIRANOT e serviu para testes gerais de conteúdo, layout, formato e linguagem. Quando mudamos para a marca final, ela já nasceu “pronta”. Infelizmente, muito pouco ou quase nada sobrou de registros dessas versões, porém é possível encontrar nas redes sociais e buscadores de conteúdo links do BrOn e do iBR.





Obrigado por ler este post!

Sair da versão mobile