“Vou convencer ele pessoalmente”, diz Bebel sobre Lula criar a Universidade Federal de Piracicaba em sabatina no PIRANOT

Durante live, Bebel fez críticas ao deputado Alex Madureira (PL), candidato de Bolsonaro na cidade, e ao atual prefeito Luciano Almeida (PP)





YouTube video player

Professora Bebel, pré-candidata à Prefeitura de Piracicaba pela frente ‘Brasil da Esperança’, formada pela união dos partidos de esquerda e centro-esquerda PT, PV e PCdoB, afirmou que irá pessoalmente nos próximos dias conversar com o presidente Lula (PT) sobre a criação da Universidade Federal de Piracicaba, a UFP. ‘Vou lá pessoalmente. Vou convencê-lo’, disse. A declaração foi dada na sabatina do PIRANOT nesta quinta-feira (01).

Segundo a professora, ela já teve conversas com o Ministério da Educação e até trouxe uma secretária de ensino superior para visitar Piracicaba. ‘Eu tive hoje de manhã com [o ex-prefeito José] Machado uma reunião e, saindo dela, liguei lá no Palácio [do Planalto] e pedi uma agenda com o presidente Lula. Espero que não demore tanto. Eu quero convencê-lo. Convencê-lo a entrar nessa luta conosco’, disse ela.





Nascida em Piracicaba, Bebel brincou: ‘Olha que coisa. Assim como o deputado Madureira, eu também sou de Ártemis, mas eu não nasci em hospital, mas em uma casa de tábuas. Tenho orgulho da minha história. Estudei na Unimep, me formei professora e o que mais amei foi dar aula na periferia. Dei aula no Galo, em Tanquinho, em muitas escolas’, disse ela, que também relembrou ter sido eleita com mais de 87 mil votos para um primeiro mandato, tornando-se a primeira mulher piracicabana eleita deputada estadual. ‘Fui reeleita com mais de 155 mil votos, quase 156 mil votos. Um aumento de 72% de um mandato para o outro, o que mostra que fiz um trabalho que impactou positivamente’, disse.

Bebel também se posicionou sobre a área da educação e, citando a sabatina de Barjas Negri (PSDB), lembrou que ele criou o Fumdef, quando ele estava no Ministério da Educação no Governo Federal de Fernando Henrique Cardoso (1995 – 2002). Lula, quando assumiu, manteve e reformou o programa. E sobre isso, ela fala: ‘Não falta dinheiro, pois o fundo paga por cada criança que está em sala de aula. Eu sonho em criar em Piracicaba escolas de tempo integral. Vou lutar muito para conseguir os recursos para Piracicaba’, disse ela.

Sobre saúde, Bebel se posicionou contra a terceirização das UPAs. Ela também se posicionou sobre a situação hídrica da cidade e foi contra a ideia de privatizar a estatal piracicabana Semae. Neste momento, citou nomes que quer em seu possível governo, caso seja eleita. ‘Teremos o Machado, o [ Antônio Oswaldo ] Storel [ex-presidente da Câmara Municipal de Piracicaba e primeiro presidente da Emdhap – Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba], Isaac, tanta gente boa que vamos ter conosco’.

Bebel voltou a falar sobre Alex Madureira (PL), em outros momentos da live. Ele é o candidato de Jair Bolsonaro em Piracicaba. “Eu assisti a sabatina dele e fiquei abismada ao saber que ele vai defender o funcionalismo público”, disse ela que também falou sobre os cerca de sete mil trabalhadores públicos da Prefeitura.

Sobre habitação, Bebel falou sobre o tema algumas vezes e relembrou reintegrações de posse durante a pandemia de coronavírus nos anos de 2019 e 2020. ‘Não esperaram nem tirar os bens de dentro. Vi pessoas saindo com o colchão na mão, desesperadas. Perderam o pouco que tinham’, disse. ‘A sociedade piracicabana é maravilhosa e ajudou doando roupas e alimentos para as famílias’, disse ela. ‘Fui, na época, até o prefeito pedir ajuda. O aluguel social e ele disse que não tinha. Peguei aquelas pessoas e, com a ajuda de uma ONG, consegui colocá-las em uma igreja para passar a noite’, relatou.

Assista à entrevista completa no topo desta notícia.





Sair da versão mobile