Novo botão no Facebook gera sensação de tortura em enlutados e faz PIRANOT emitir alerta sobre uso





Foto: Reprodução

O PIRANOT passou a alertar seus seguidores sobre o uso de um novo botão que passou a ser destacado no Facebook, do Grupo Meta, nos últimos 15 dias, e que, na última semana, marcada por notícias fortes, passou a ser usado, de maneira ingênua, por alguns seguidores, causando incômodo em alguns enlutados que passaram a receber “Meus Sentimentos”, acompanhado do link da notícia sobre o que vitimou seu ente querido.

O alerta ocorre após o PIRANOT receber um pedido de socorro de uma família que relatou que estava “doendo” muito o fato de pessoas estarem encaminhando a notícia para eles no privado do WhatsApp. Em análise por alguns dias, na noite de sexta, mais precisamente na madrugada de sábado (24), descobrimos o que ocorreu. Há alguns dias, o Grupo Meta colocou o botão “Enviar para o WhatsApp” entre os botões “Curtir”, “Comentar” e “Compartilhar”, sendo este novo o penúltimo, como mostra a imagem acima. Este recurso já existia dentro do “Compartilhar” no Facebook e continua assim no Instagram.

No Facebook, a idade média principal dos nossos seguidores varia entre 40 e 60 anos. Já no Instagram, entre 28 e 48 anos. Com isso, acreditamos que, sem maldade, ao ver o novo botão, os seguidores que sempre encaminhavam os seus sentimentos nos comentários passaram a enviar para amigos, parentes e conhecidos das vítimas relacionadas nas notícias, no privado, gerando um sentimento nos familiares de “tortura” psicológica, levando alguns a pedir ajuda ao PIRANOT, que fez ações imediatas para acabar com o problema, tirando a notícia do ar no Feed das redes sociais e alterando elas no portal.





Neste sábado, o PIRANOT passou a orientar, no subtítulo do Facebook, para seus seguidores não enviar no privado os seus sentimentos. Veja a mensagem:

“ATENÇÃO: pedimos que não “apertem” no botão do WhatsApp para enviar os sentimentos para familiares no privado. Deixe seus sentimentos SEMPRE aqui nos comentários, preservando o momento de dor e luto de todos os noticiados. Nem todos os botões que a rede social nos dá devem ser clicados e usados sem uma análise de “senso”. Se puder, por favor, sempre confirme o recebimento das notícias do PIRANOT. Pode ser com um “ok” nos comentários.”, finaliza.

Para garantir, a mesma mensagem passou a ser colocada também no Instagram, onde na noite de sexta-feira já tínhamos iniciado essa conversa, de maneira informal, com os leitores.





Sair da versão mobile