Tigres siberianos chegam a santuário em Joanópolis (SP) e já aproveitam nova casa

Comboio com os animais levou cerca de quatro horas de viagem





Foto: Divulgação

Após cerca de quatro horas de viagem, os tigres siberianos Yuri e Dara, que viviam no Zoológico Municipal de Piracicaba, chegaram à nova casa, no Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos, em Joanópolis (SP). A chegada dos felinos foi nesta terça-feira (27), mas a ambientação com o espaço só foi realizada na manhã de ontem (28). Agora, os irmãos já aproveitam a área, que tem 3 mil metros e conta com área de contenção, cambiamento, tela ao redor e em cima, piscina, plataformas e troncos. O Santuário não é aberto à visitação.





Todo o processo da transferência, que teve início às 07h da segunda-feira, 26/02, foi acompanhado pela equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), que conta com veterinário, biólogo e tratadores, além do corpo técnico do Santuário, da Polícia Militar Ambiental e da vereadora Alessandra Bellucci.

O transporte de Yuri e Dara foi acompanhado pelos fundadores da associação, Marcos e Sílvia Pompeu, e pela equipe técnica do Santuário, além da PM Ambiental.

Para a transferência dos dois tigres, foi preparada toda uma dinâmica especial, com alocação das carretas-transporte diretamente no recinto. As entradas dos felinos, cada qual em sua carreta, aconteceu após 24h de espera. O processo foi demorado porque é aguardado que os animais entrem na carreta no tempo e na vontade deles, ou seja, de forma natural, como meio de evitar o estresse dos tigres siberianos. O acordo de transferência dos irmãos tigres foi assinado no dia 24 de maio de 2023.

A transferência dos tigres siberianos para o Santuário visa proporcionar um espaço maior e mais adequado para a vivência dos animais, que ficarão mais próximos da natureza.

Joanópolis fica a 180 quilômetros de Piracicaba, próxima da divisa com Minas Gerais. O Santuário Rancho dos Gnomos tem como propósito atuar no resgate, acolhimento e cuidados de animais domésticos, silvestres e exóticos.

Yuri e Dara chegaram ao Zoo Municipal em junho de 2019. Os irmãos têm cerca de sete anos e durante toda a estadia em Piracicaba, receberam alimentação balanceada de acordo com a espécie e gosto, atividades de enriquecimento ambiental, tratamento veterinário diário e seus exames estão em dia.

Foto: Divulgação




Obrigado por ler este post!

Sair da versão mobile