Piracicabana Raízen recebe certificação Bonsucro e consolida liderança na produção sustentável de cana-de-açúcar





Foto: Reprodução

A unidade de Parque de Bioenergia de Leme (SP) da Raízen, pertencente ao grupo piracicabano Cosan, conquistou o selo Bonsucro, elevando para 25 o número de unidades da empresa certificadas, de um total de 30 bioparques em operação. Essa conquista reforça o compromisso da Raízen em adotar as melhores práticas socioambientais e sua posição como a maior produtora de cana-de-açúcar sustentável do setor sucroenergético, reconhecida internacionalmente.





A certificação Bonsucro atesta que a cana-de-açúcar utilizada nas operações da Raízen é produzida de acordo com padrões ambientais, sociais e econômicos rigorosos, estabelecidos pela Bonsucro, uma estrutura de governança que engloba mais de 300 membros de mais de 50 países. A Raízen se compromete a ter todas as suas 30 unidades operacionais certificadas até 2027, como parte de seus compromissos públicos.

O processo de certificação envolve uma auditoria independente que avalia diversos critérios ambientais e sociais da cadeia de produção da cana-de-açúcar. Com as revisões dos padrões Bonsucro, os critérios de avaliação tornaram-se mais rigorosos, exigindo uma melhoria na gestão de riscos e uma comunicação eficaz e acessível com as partes interessadas.

Além de questões diretamente relacionadas à produção de cana, como diversidade e equidade de gênero, a certificação Bonsucro também promove a inclusão de mulheres em cargos de gestão e qualificados nas usinas, estabelecendo uma meta de no mínimo 15%.

Bruna Tetzner, gerente corporativa de Qualidade Integrada da Raízen, enfatizou a importância do selo Bonsucro como um reconhecimento do compromisso da empresa com a sustentabilidade e as melhores práticas do mercado. Ela ressaltou que a Raízen tem mostrado eficiência na produção sustentável e resultados consistentes, destacando-se como líder no setor.

A Raízen, com seu amplo portfólio de soluções renováveis, está comprometida em liderar a transição energética do país, promovendo impacto positivo em todos os seus stakeholders. A empresa busca produzir a energia do futuro de forma sustentável e lucrativa, alinhada ao seu propósito e orientada por metas factíveis e sólidas.

Com cerca de 46 mil funcionários e 35 parques de bioenergia em operação, a Raízen tem se destacado como uma das maiores empresas do Brasil, gerando emprego, renda e promovendo impacto social positivo através de diversas iniciativas, incluindo a Fundação Raízen, que atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.





Obrigado por ler este post!

Sair da versão mobile