Programa de Zeladoria Comunitária de Piracicaba ganha prêmio internacional





Na primeira etapa do Programa de Zeladoria Comunitária foram contemplados os bairros de Artemis, Santana, Santa Olímpia e Tanquinho

O Programa de Zeladoria Comunitária, desenvolvido pela Prefeitura de Piracicaba, conquistou o prêmio InovaCidade 2024, promovido pelo Instituto Smart City Business America. Entre 128 projetos inscritos, a iniciativa piracicabana foi uma das 43 vencedoras, destacando-se como um exemplo de contribuição para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.





O prefeito Luciano Almeida enfatizou que o programa reforça o papel do poder público como incentivador e condutor da sociedade. “Só alcançamos bons resultados quando fazemos projetos em parceria. Foi assim que planejamos esse programa, estabelecendo uma parceria com associações de moradores para viabilizar a autonomia da população na realização de serviços de zeladoria”, declarou.

Tássia Espego, titular da Secretaria de Governo (Semgov), comentou sobre o orgulho de ver o programa reconhecido internacionalmente. “Isso nos dá ainda mais força para seguirmos em frente”, afirmou.

O Programa de Zeladoria Comunitária tem como objetivo promover a cooperação entre a Administração Pública e as Associações de Bairro ou Moradores para manter serviços de zeladoria em regiões afastadas da área urbana do município. A iniciativa contempla serviços como poda de árvores, manutenção estrutural, tapa-buracos, jardinagem, entre outros.

A premiação destaca a inclusão socioeconômica proporcionada pelo programa, que possibilita a contratação de moradores locais para a execução dos serviços de zeladoria, fortalecendo a economia das áreas remotas e promovendo um senso de pertencimento e engajamento cívico.

A entrega do prêmio ocorrerá em São Paulo, durante a abertura oficial do Smart City Business Brazil Congress 2024, em 14 de maio.

O Programa de Zeladoria Comunitária é instituído pela Lei Municipal nº 9.989/2023 e contempla 14 Núcleos Urbanos Isolados (NUIs) em Piracicaba. As ações são financiadas por dotações orçamentárias da Secretaria Municipal de Governo, destinadas às Associações de Bairro ou Moradores legalmente constituídas.





Obrigado por ler este post!

Sair da versão mobile