Depois de ônibus laranjas e amarelos, Piracicaba toma frente e determina o padrão visual de nova empresa

Frota laranja e amarela foi sendo trocada por azul e branca no último ano para reduzir críticas e deu certo.

Rápido Sumaré Piracicaba - Foto: CCS





Após muitas críticas ao padrão visual nos tons laranja e amarelo, adotado pela empresa Tupi, responsável pelo transporte público municipal nos últimos quatro anos, a Prefeitura de Piracicaba optou por intervir e determinar o novo design a ser utilizado nos ônibus da cidade pela nova concessionária, a Rápido Sumaré.





Os veículos que integrarão a nova frota de transporte coletivo estão passando por ajustes visuais para iniciar suas operações nas próximas semanas. A padronização segue as diretrizes estabelecidas pela Prefeitura, através da Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), com uma identidade visual baseada nas cores da bandeira de Piracicaba, predominando o azul e detalhes em verde, além do logo da Prefeitura.

A nova frota será marcada não apenas pela estética renovada, mas também pelo foco em acessibilidade e conforto. Uma parte significativa dos ônibus será equipada com ar-condicionado, especialmente aqueles que operam nas linhas troncais entre terminais. Todos os veículos estão em conformidade com a legislação federal, garantindo 100% de acessibilidade, com plataforma elevatória para cadeirantes e dispositivos internos para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência visual e cadeiras de rodas.

Além disso, os ônibus contarão com recursos modernos, como wi-fi, entradas USB e sistema de monitoramento por câmeras, bem como rastreamento via GPS para acompanhamento em tempo real pela Central de Controle Operacional (CCO) da Semuttran. O modelo dos veículos está em conformidade com as normas de controle de poluição do ar (Proconve P8), reduzindo significativamente as emissões de poluentes atmosféricos.

A Rápido Sumaré foi selecionada para operar o sistema de transporte público de Piracicaba devido à proposta de tarifa mais baixa. O investimento anual estimado para o serviço é de R$ 110.807.577,08. A fase de transição inclui a transferência de linhas para a nova empresa, o cadastramento de usuários nos novos cartões, a contratação de pessoal, a implementação do sistema de monitoramento nos ônibus e a manutenção dos terminais.

Conforme acordado em reunião entre a Prefeitura e a empresa, a operação da nova companhia terá início com a linha 444 – Sônia, seguida pelas linhas 240 – Cecap e 301 – Pauliceia, com a posterior inclusão da linha 801 – São Jorge.





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