Chuvas retornam com força ao Rio Grande do Sul e nova onda de frio derruba as temperaturas





Novo evento de instabilidade, que começou nesta terça-feira (21) de forma isolada no Rio Grande do Sul, deve ganhar força durante esta quinta-feira (23) e sexta-feira (24), com a passagem de uma frente fria associada a uma forte massa de ar frio de origem polar. Entre quinta-feira (23) e sexta-feira (24), um ciclone extratropical deve se desenvolver no oceano, na altura da costa gaúcha, acentuando o contraste térmico entre o vento quente e úmido do norte e o ar frio do sul, intensificando as tempestades e aumentando os volumes de chuva previstos. Rajadas de vento acima dos 80 km/h e queda de granizo também devem ocorrer entre quarta e quinta-feira (23) sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e na sexta-feira (24) entre Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, com o deslocamento da frente fria.





O acumulado total entre terça-feira e sexta-feira (24) pode superar os 100 mm em áreas do Rio Grande do Sul, sendo que o maior volume esperado deve ocorrer durante o deslocamento da frente fria do sul para o norte do Estado. Novos transtornos, portanto, são possíveis devido à forte instabilidade prevista.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas mínimas no final de semana ficarão perto ou até mesmo abaixo de zero nas partes altas das Serras do Sul e também na região da Campanha Gaúcha. Em Porto Alegre, capital gaúcha, as mínimas ficarão abaixo dos 10°C a partir de sexta-feira (24) e ao longo do final de semana, também com sensação térmica baixa. Há expectativa de geada no Rio Grande do Sul e em parte do sul de Santa Catarina no final de semana.





Obrigado por ler este post!

Sair da versão mobile