Nos últimos dias, cinco boletins de ocorrência (BO) por estelionato foram registrados em Piracicaba (SP).
O primeiro caso ocorreu no dia 22/05. A vítima, uma mulher de 55 anos, afirmou que houve três empréstimos pessoais em seu nome, totalizando R$ 6.104,49, e alegou que não havia passado sua senha para ninguém.
O segundo caso envolveu uma idosa na manhã do dia 30/05. Ela se dirigiu a um banco localizado no bairro Vila Rezende para efetuar um saque em dinheiro. Ao inserir seu cartão e digitar a senha, o cartão ficou preso. Uma mulher que a observava, fingindo ser funcionária do banco, ofereceu ajuda e pediu que a idosa ligasse para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Ao acessar o aplicativo do banco no celular, a idosa constatou que havia sido vítima de um golpe e que compras foram efetuadas com seu cartão, totalizando mais de R$ 3 mil.
O terceiro caso também ocorreu no mesmo banco na Vila Rezende. A vítima, de 64 anos, relatou no BO que no dia 30/05 foi informada pelo banco sobre movimentações estranhas vinculadas ao seu cartão de crédito. Ao verificar o extrato, constatou diversas compras não autorizadas, resultando em um prejuízo de R$ 10.952,50. O banco se prontificou a restituir o valor.
O quarto caso aconteceu em uma agência bancária no centro da cidade, no dia 30/05. Um idoso de 73 anos foi à agência realizar um saque, mas em determinado momento seu cartão desapareceu, ficando preso no caixa eletrônico. Ele ligou para a central do cartão, que informou que o cartão seria bloqueado. No dia seguinte, ao conversar com a gerência, foi informado que havia compras a serem debitadas e outras não autorizadas, ambas não realizadas pelo idoso.
O último e mais curioso caso também ocorreu na área central, no dia 25/05. Um idoso de 72 anos transitava próximo à Igreja Catedral quando foi abordado por um casal. Um deles disse que a vítima precisava de benzimento e que, para isso, deveria fornecer seu cartão de crédito com a senha e efetuar uma quantia de R$ 60.000.000. A vítima entregou o cartão com a senha, e o golpista efetuou uma transferência de R$ 5.000 no débito em nome de MP Comercial. Um dos fraudadores acompanhou o idoso ao banco para sacar os R$ 60 mil, mas uma funcionária do banco desconfiou da ação e informou que o dinheiro só estaria disponível no dia 04 (terça-feira). A vítima contou para sua irmã, que percebeu o golpe e solicitou ao banco o cancelamento da operação.
A Polícia investiga os casos.