
A tradicional Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba chega à 198ª edição neste ano e acontece entre os dias 07 e 14 de julho, no largo dos Pescadores e avenida Beira Rio. O evento, que reúne atividades religiosas e artísticas, é organizado pela Irmandade do Divino Espírito Santo, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).
No domingo (07), a Festa do Divino começou às 09h, no largo dos Pescadores, com missa da derrubada e bênção dos barcos no rio Piracicaba, conduzida pelo padre Henrique. Pelo menos mil pessoas passaram pelo local.
Foram três barcos que participaram do ato. Os dois que sobem com os marinheiros rio acima e o barco-mãe, que já estava no rio, e desce para o encontro das bandeiras do Divino, que será no dia 13 de julho. Dos dois barcos que serão derrubados no rio Piracicaba, um será carregado por homens e o outro por mulheres.
Segundo o secretário de Governo e da Semac, Carlos Beltrame, essa é a festa mais antiga do município e em plena vitalidade. “Acontece às margens do rio Piracicaba desde 1826 e se configura como a mais tradicional manifestação religiosa e popular da região, tendo como mote a fé e a solidariedade e atraindo visitantes de diversas cidades. Envolve muita fé e os devotos vêm de todas as regiões do estado e até mesmo de fora de São Paulo”.
A 198ª Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba prossegue com o Tríduo Solene nos dias 8, 9 e 10/07, sempre às 20h, no barracão da Irmandade do Divino Espírito Santo, na rua Moraes de Barros, 58, no Largo dos Pescadores.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Dia 07/07
Às 09h – Missa da Derrubada e Benção dos Barcos no Rio Piracicaba, seguida de Congada
Às 12h – Almoço com Oitava Cor
08/07
Tríduo Solene, às 20h, com o padre Mauro Bombo
09/07
Tríduo Solene, às 20h, com o padre Leandro Rasera
10/07
Tríduo Solene, às 20h, com padre Danilo
11/07
Às 19h – Jantar com San (ex-vocalista do Sambô) e grupo Sambaí
12/07
Às 19h – Jantar com Orquestra Piracicabana de Viola Caipira, leilão e show pirotécnico
13/07
Às 13h – Apresentação da Congada do São Benedito, no largo dos Pescadores
Às 14h – Apresentação da Congada do Divino Espírito Santo, no largo dos Pescadores
Às 15h – Procissão do Divino Espírito Santo (passagem da Mortalha)
Às 16h – Encontro das Bandeiras e queima de fogos
Às 17h – Missa do Encontro das Bandeiras
Às 18h30 – Jantar e show com Claudinei e Moisés e Donizete Camargo Banda
14/07
Às 09h30 – Missa de encerramento na Catedral com dom Devair e procissão rumo à capela de Nossa Senhora Aparecida até o Largo dos Pescadores
Às 12h – Almoço e música com Matheus e Denilson
Às 16h – Encerramento das festividades