A mídia nacional que cobre política noticiou hoje (16), a mortandade de peixes no pantanal piracicabano, uma área ambientalmente sensível no bairro Tanquã. A pré-candidata do PT para a Prefeitura de Piracicaba, deputada estadual Professora Bebel, solicitou que o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas intervenha para mitigar os danos.
Com um bioma semelhante ao do Pantanal, o bairro Tanquã abriga um trecho valioso do rio Piracicaba. Apesar de seu potencial turístico ainda pouco explorado, a região, localizada a cerca de 60 km do centro urbano de Piracicaba, começou a sofrer os efeitos da poluição despejada por uma usina em Rio das Pedras na última semana.
A Prefeitura de Piracicaba informou que a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) analisou a água e concluiu que não houve nova poluição além da já conhecida. O prefeito Luciano Almeida, do PP, que é pré-candidato à reeleição, afirmou que notificou a Prefeitura de Rio das Pedras e o Ministério Público, solicitando recursos para a recuperação do rio e dos peixes mortos. A multa pode chegar a R$ 50 milhões.
Em um vídeo gravado enquanto retornava de uma agenda na capital, onde buscava recursos e investimentos para outras áreas junto ao Governo de São Paulo, o prefeito Luciano Almeida comentou sobre a situação no Tanquã. “Não dá para fazer uma ação simples, vamos precisar contratar uma empresa e isso leva tempo”, lamentou ele.