Mortandade de peixes atinge o pantanal paulista em Piracicaba e Governo Federal é acionado para fazer intervenção

Foto: Divulgação





A deputada estadual e pré-candidata a prefeita, Professora Bebel (PT), solicitou a intervenção da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, para que o governo federal apoie ações visando coibir a mortandade de peixes no Rio Piracicaba. O pedido foi formalizado em ofício dirigido à ministra nesta terça-feira (16), após a mortandade de peixes alcançar a região do bairro Tanquã, uma área de proteção ambiental conhecida como mini pantanal paulista. A situação tem gerado revolta entre a população e pescadores, muitos dos quais dependem da pesca para subsistência.





Na semana passada, diante dos registros de peixes mortos ao longo do Rio Piracicaba na zona urbana da cidade, Bebel já havia se manifestado, destacando a gravidade do caso e cobrando fiscalização permanente por parte da Prefeitura de Piracicaba. “A prevenção de desastres como esse e o cuidado com o meio ambiente, em tempos de emergência climática, devem estar entre as prioridades do poder público em todas as suas esferas e da própria sociedade. Deveria ser prioridade da Prefeitura de Piracicaba”, escreveu Bebel em suas redes sociais.

Bebel ressaltou que o Rio Piracicaba é um patrimônio inestimável do município e de sua população. “O rio é vida. Não pode ser abandonado. A fiscalização deve ser permanente para que não possa ser agredido pela ação humana, como parece estar ocorrendo agora”, disse.

Apelo à Ministra do Meio Ambiente

No ofício enviado à ministra Marina Silva, a deputada Bebel relatou que, nos últimos dias, o Rio Piracicaba tem sido cenário de episódios de mortandade de milhares de peixes, causada pelo despejo irregular de rejeitos e produtos químicos por usinas e indústrias ao longo de seu leito. Ela informou que técnicos da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) estão realizando inspeções e medições de oxigênio ao longo do rio para identificar os possíveis infratores.

“Faço um apelo para que o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima apoie essas iniciativas, colaborando para que essas ocorrências cessem e seus autores sejam severamente punidos. O Rio Piracicaba tem grande importância turística, econômica e social para Piracicaba e região, sendo, inclusive, fonte de renda para pescadores”, explicou a parlamentar piracicabana.





Obrigado por ler este post!

Sair da versão mobile