Justiça Eleitoral concede direito de resposta a Thiago Silva contra Capellari em São Pedro





thiago silva
Foto: Divulgação

A Justiça Eleitoral da 130ª Zona de São Pedro condenou o candidato Ângelo Capellari por veicular informações falsas e difamatórias contra o candidato Thiago Silvério da Silva, do PSD, em propaganda eleitoral no rádio. Em sentença proferida no último dia 2 de outubro de 2024, o juiz Luciano Francisco Bombardieri determinou que Capellari ceda tempo de seu horário eleitoral para que Thiago Silva possa exercer o direito de resposta, uma medida que visa corrigir as mentiras difundidas pelo adversário político.

Durante o período eleitoral, Ângelo Capellari veiculou em seu programa eleitoral gratuito no rádio uma série de acusações contra Thiago Silva, afirmando que o candidato estaria sendo investigado por crimes, incluindo desvio de dinheiro público. No entanto, conforme verificado pela Justiça Eleitoral, as acusações eram totalmente infundadas e desprovidas de qualquer base legal.

Na decisão judicial, o magistrado constatou que Thiago Silva não responde a qualquer inquérito por desvio de dinheiro público. O processo cível mencionado por Capellari nas acusações se refere, na realidade, a um caso de fraude cometido por um falsário que se fez passar por Thiago Silva, enganando uma servidora pública e gerando prejuízos ao município. A Administração Pública Municipal, inclusive, já tomou medidas legais para recuperar os valores desviados, confirmando que o atual prefeito não estava envolvido no crime, conforme os documentos públicos apresentados.





Direito de resposta e correção das mentiras

A Justiça reconheceu que as afirmações feitas por Ângelo Capellari foram falsas, caluniosas, difamatórias e injuriosas, motivo pelo qual concedeu a Thiago Silva o direito de resposta. A sentença determina que a resposta seja veiculada no horário eleitoral gratuito de rádio do partido de Capellari, tanto nos períodos diurno quanto noturno, durante o tempo de 4 minutos e 9 segundos, o mesmo período usado para a veiculação da ofensa.

Declaração de Thiago Silva

Em suas redes sociais, Thiago Silva comentou sobre a decisão e destacou a importância da justiça no combate a mentiras durante o processo eleitoral. “Sempre tive uma vida limpa, não respondo a um único processo na Justiça e tive todas as minhas contas aprovadas. O candidato Ângelo Capellari, usando de maldade ou má-fé, fez duros ataques à minha honra com mentiras. Mas a Justiça foi feita e concedeu o direito de resposta. Continuaremos nossa campanha de forma limpa e transparente, sempre prezando pela verdade”, afirmou Silva.

Thiago ainda mencionou que o mesmo conteúdo inverídico circulou amplamente pelo WhatsApp, mas a Justiça, mais uma vez, demonstrou que “mentira tem perna curta”. Ele reforçou que a campanha continuará sendo séria e focada nas propostas para São Pedro.





Sair da versão mobile