Após as eleições, o prefeito eleito de Piracicaba, Helinho Zanatta, iniciou agenda intensa de compromissos com foco no desenvolvimento do município, articulando parcerias, recursos e uma transição organizada, buscando antecipar ações que garantam um mandato eficiente, com a realização das propostas estabelecidas durante a sua campanha.
Na segunda-feira (28), dia seguinte ao agitado domingo de eleição, Zanatta participou de uma série de entrevistas como prefeito eleito, quando pontuou sobre a condução da transição de governo, quais medidas serão prioritárias para o início do seu mandato e agradeceu a confiança dos piracicabanos. Na internet, estão disponíveis as entrevistas concedidas para o Jornal da TV Thati/Record, EPTV/Globo e ACidade On.
Na terça-feira (29), Helinho Zanatta se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), André do Prado (PL), o deputado Alex Madureira (PL) que participou ativamente da sua campanha, além de outros deputados estaduais, para garantir emendas parlamentares que beneficiem Piracicaba a partir de 2025. A iniciativa demonstra o planejamento antecipado para captar recursos que possam viabilizar melhorias em áreas prioritárias da cidade.
Já na quarta-feira (30), Helinho se encontrou com o governador Tarcísio de Freitas. Além de agradecer o apoio recebido durante a campanha, Zanatta discutiu com o governador como a parceria entre ambos funcionará, com o objetivo de que os projetos prioritários para o município sejam encaminhados e realizados com a celeridade necessária. O governador reafirmou que as portas do governo estadual estão abertas para essa parceria.
Helinho esteve na quinta-feira (31), presente na coletiva de imprensa para a formalização do processo de transição de governo. Ao lado do seu vice, Dr. Sérgio Pacheco Júnior e do atual prefeito, Luciano Almeida, Zanatta assinou a nomeação do Dr. Pacheco para a coordenação da equipe que auxiliará nesse processo. Do lado de Almeida, a secretária de Governo, de Finanças e o procurador-geral do município, respectivamente Tássia Espego, Telma Trimer e Guilherme de Mello, serão os responsáveis pelo processo.
“O prefeito é sério, republicano e rápido e vai dar condições para a gente poder avaliar juntos. Não viemos para destruir nada do que foi construído, mas para ajudar a melhorar naquilo que é possível. Sabemos de coisas boas que foram feitas, legados. Então vamos trabalhar em conjunto para fazer a melhor transição possível para Piracicaba”, disse Zanatta.
Também na quinta-feira, em mais uma demonstração do seu compromisso com o diálogo e uma administração participativa, Zanatta, que tem a maioria da base dos vereadores eleitos, se reuniu com os representantes da Câmara Municipal para discutir ideias e projetos que possam ser implementados já no próximo ano.
Na próxima semana, Helinho Zanatta se reunirá em Brasília com deputados e senadores em busca de emendas e projetos federais que possam beneficiar Piracicaba. Essa viagem faz parte da sua estratégia de ampliar as fontes de investimento e fortalecer os laços com o governo federal, garantindo novas oportunidades de desenvolvimento para a cidade.