A crise no SBT atingiu um novo nível nesta quinta-feira (14), quando mais de 400 funcionários foram demitidos, incluindo pessoas físicas e jurídicas. O clima na seda da emissora em Osasco (SP), é de desespero e o público pode ver isso no ar, já que apresentadores passaram a apelar para empresários entrar em contato pelo Instagram para anunciaram nos programas, caso não tenham o contato do comercial da emissora.
Este é o maior corte na história da emissora fundada por Sílvio Santos, com impacto em diversos setores, desde programas até áreas de suporte, como os marceneiros da fábrica de cenários, o que reflete a gravidade da situação.
A emissora enfrenta um cenário financeiro desafiador, com projeção de prejuízo de R$ 140 milhões para 2024, ano em que promoveu uma reformulação estratégica. Ao apostar em influenciadores digitais e tentar rejuvenescer a programação, o SBT viu a audiência cair ainda mais e enfrentou a perda de talentos importantes, como Eliana, que deixou a emissora e foi para a Globo. Danilo Gentilli é outro nome que pode deixar a emissora nos próximos meses, já que está descontente com a situação que o canal vive desde a chegada dos influeners.
A situação chegou ao ponto de nesta tarde, durante o programa “Tá na Hora”, o apresentador Marcão do Povo fazer um apelo inusitado ao vivo. Ao exibir um flash do helicóptero do SBT, Marcão pediu para que empresários interessados em patrocinar a atração entrassem em contato diretamente com ele, usando seu perfil pessoal no Instagram. O pedido ao vivo evidencia o esforço da emissora para atrair investimentos e gerar receita em um momento de extrema dificuldade financeira.
Telejornais cancelados
O “SBT News”, que ia ao ar na virada da madrugada para a manhã foi cancelado e todos os profissionais demitidos. No lugar, o SBT exibirá programas de arquivo a serem definidos.