Filmado em Piracicaba no ano de 1922, longa-metragem será exibido hoje (21)





Foto: Reprodução

Um filme considerado o primeiro longa-metragem gravado em Piracicaba, no ano de 1922, será exibido hoje (21), às 19h30, em sessão gratuita no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central de Piracicaba.





Rodado no começo do século XX, o filme retrata a cidade da época, com cenas de pessoas e locais históricos, como o Matadouro, Estação da Paulista, Esalq, Engenho Central, Mirante, entre outros. O filme foi resgatado e digitalizado em 4K pela produtora local Urgência Filmes.

Um dos principais pontos turísticos da cidade, o Rio Piracicaba, também é destaque no longa, mostrando banhistas, pescadores e lavadeiras utilizando o rio.

Personalidades da época, como Sud Menucci, o coronel Fernando Febeliano da Costa e o poeta modernista Menotti Del Picchia, proprietário da produtora Independência Film, também aparecem no filme.

Após a exibição, haverá um bate-papo entre os produtores e o público. De acordo com o diretor-geral da película, Thiago Altafini, a digitalização e restauração do filme foram realizadas com tecnologia de escaneamento em resolução 4K, sob a responsabilidade da Cinemateca Brasileira e do Laboratório Cinecolor Digital.

Os ingressos podem ser retirados na bilheteira do teatro com uma hora de antecedência. Além do Engenho Central, o filme será exibido em outros três locais, sendo a primeira exibição no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes.





Sair da versão mobile