A região de Piracicaba (SP) registrou, na noite de ontem (24), a primeira morte por febre amarela. Trata-se de um homem com idade entre 40 e 50 anos, morador de São Pedro (SP), na Região Metropolitana de Piracicaba.
De acordo com informações da Prefeitura de São Pedro, o homem apresentou os primeiros sintomas no início de fevereiro e faleceu 15 dias depois.
A Prefeitura informou que todas as Unidades Básicas de Saúde, com exceção das unidades do Primavera e Santo Antônio (alto da serra), têm vacinas disponíveis. Caso a pessoa apresente sintomas como febre, calafrios, dores no corpo e nas costas, náuseas e vômitos, deve procurar atendimento médico.
Febre amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida pela picada de um mosquito contaminado com o vírus. Possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em áreas rurais ou de floresta) e urbano.
A pessoa infectada pela febre amarela também pode desenvolver sintomas como febre alta, icterícia (condição que deixa a pele e os olhos amarelos), hemorragia, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.