Cerimônia teve mais de 1 bilhão de espectadores e surpreendeu diretores da premiação
A Academia do Oscar anunciou que a transmissão da premiação em 2025 foi assistida por mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, superando eventos esportivos como o Super Bowl e a NBA Finals. Nos Estados Unidos, a audiência subiu 1% em relação ao ano passado, registrando 19,5 milhões de telespectadores pela ABC.
No Brasil, a cerimônia foi um grande sucesso, especialmente após a vitória histórica de Fernanda Torres, protagonista do filme Ainda Estou Aqui. Apenas na Grande São Paulo, 10,5 milhões de televisores estavam ligados na transmissão da TV Globo.
Além da audiência na TV, o Oscar 2025 quebrou recordes nas redes sociais. O engajamento foi cinco vezes maior do que nos anos anteriores, com publicações sobre Fernanda Torres e o filme “Ainda Estou Aqui” atingindo mais de 2 milhões de interações e visualizações. Para efeito de comparação, os demais indicados tiveram, em média, apenas 37 mil interações.
Brasil de volta ao Oscar
A repercussão da vitória de Ainda Estou Aqui reacendeu o interesse do público e da indústria no Brasil. O sucesso levou a Globosat a comprar os direitos de transmissão de última hora, após anos sem exibir a cerimônia na TV aberta. No entanto, por questões contratuais, o evento não pôde ser transmitido pelo Globoplay, já que a Disney detinha os direitos exclusivos para a TNT e o streaming Max.
Com a visibilidade conquistada, o Brasil já tem um novo candidato ao Oscar 2026: o filme Vitória, estrelado por Fernanda Montenegro. O longa, uma parceria da Sony com o Globoplay, conta a história real de uma moradora de Copacabana, no Rio de Janeiro, que filmou criminosos do morro próximo ao seu apartamento e ajudou a polícia a prender traficantes e autoridades envolvidas no crime organizado. A estreia está prevista para abril de 2025.