define('DONOTCACHEPAGE', true); define('LSCACHE_NO_CACHE', true); Em Piracicaba, agendamento de castração de cães e gatos será feito nas unidades de saúde dos bairros
PIRACICABA (SP)
12 de julho de 2019 · 2 min de leitura

Em Piracicaba, agendamento de castração de cães e gatos será feito nas unidades de saúde dos bairros

Piracicaba
Foto: Reprodução
Publicidade 728×90

A partir da segunda-feira, 15 de julho, o agendamento de castrações de cães e gatos (realizadas pelo Canil Municipal) será feito pelas unidades de saúde da Atenção Básica: Centro de Referência à Atenção Básica (CRAB), Unidade de Saúde da Família (USF) e Unidade Básica de Saúde (UBS), além da Central de Relacionamento com o Usuário SUS (Centrus).

Foto: Divulgação.

Os interessados pelo serviço público devem estar cadastrados na USF do bairro em que residem e ir pessoalmente fazer o pedido. A matrícula na unidade pode ser feita no momento do agendamento da castração, com apresentação de CPF, RG e comprovante de endereço recente, com no máximo de 3 meses.

O serviço funciona igual ao agendamento de consulta médica: a pessoa chega à unidade de referência e solicita a castração. A demanda é lançada no sistema pela atendente com dia e hora da cirurgia já confirmados. Ao término do agendamento, o responsável pelo animal recebe o protocolo com as orientações sobre o procedimento pré e pós-operatório.

A mudança visa trazer mais eficiência àqueles que precisam do serviço público.

ONGs e Protetores Independentes

Protetores independentes e membros de ONGs poderão agendar a castração diretamente no Canil do CCZ, atendendo casos especiais, tais como: animais de acumuladores; e animais retirados da rua em estado de abandono e/ou de comunidades carentes, desde que trazidos para castrar por representante da ONG e/ou protetor envolvido na ação.

“Com o novo modelo de atendimento vamos descentralizar o serviço e atender muito melhor a população, pois contaremos com 73 pontos distribuídos por toda a cidade. Ou seja, teremos o Centrus, 8 CRABs, 52 USFs e 12 UBSs. Antes tínhamos apenas o telefone 156”, comentou Pedro Mello, secretário de Saúde de Piracicaba.

Publicidade 728×90

Leia Também