Piracicabano no STF será um dos 15 mais poderosos do país pelos próximos 28 anos
PIRACICABA (SP)
1 de junho de 2023 · 1 min de leitura

Piracicabano no STF será um dos 15 mais poderosos do país pelos próximos 28 anos

Foto: Poder360/Reprodução
Publicidade 728×90
Foto: Poder360/Reprodução

Aos 47 anos, o até agora advogado Cristiano Zanin, nascido em Piracicaba (SP), será pelas próximas quase três décadas um dos homens mais poderosos do Brasil ao ocupar uma das 11 cadeiras do Supremo Tribunal Federal. Isso se deve pelo fato dele ser obrigado a se aposentar aos 75 anos.

Advogado de Lula, o nome já tinha sido apresentado no começo do ano para a corte, que não recusou.

Mais cedo, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD), estimou que no máximo em quatro ou cinco semanas, o nome do piracicabano deve ser aprovado. Até lá, ele passará por uma sabatina com os senadores.

Poder

Zanin passará a ser um dos 15 mais poderosos do país. Além dos seus 10 colegas da corte, o presidente do Senado, que também é do Congresso, o presidente da Câmara, o presidente e vice-presidente do Governo Federal, dividem o posto.

Ocorre que Zanin, após ter o nome aprovado, passa a ter autonomia no STF e só sai de lá por aposentadoria, renúncia ou impeachement. Os demais, dos outros poderes, dependem de mandatos de dois anos, no caso da Câmara, Senado/Congresso, e quatro em quatro anos, no caso do Governo Federal.

Publicidade 728×90

Leia Também