O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (12) um alerta vermelho de tempestade para o Sudoeste do Mato Grosso do Sul e as regiões oeste do Paraná e Santa Catarina. A previsão indica ventos de até 100 km/h, chance de granizo e chuvas intensas até domingo (14). A combinação entre uma frente fria e altos níveis de umidade aumenta significativamente o risco de alagamentos, enxurradas, queda de árvores e danos à rede elétrica. A Defesa Civil Nacional orienta que a população utilize o sistema “Defesa Civil Alerta” para receber avisos e instruções em tempo real.
Além das áreas em alerta máximo, outros estados também podem enfrentar tempestades fortes, com pancadas rápidas, rajadas de vento e descargas elétricas, especialmente na Região Serrana do Rio de Janeiro, centro-sul de São Paulo, zona da mata e sul de Minas Gerais. Segundo Tiago Molina Schnorr, coordenador-geral de Monitoramento e Alerta do Cenad, os fenômenos exigem atenção redobrada devido ao potencial de causar transtornos graves.
A Defesa Civil segue monitorando os cenários e oferecendo suporte aos estados afetados. Para reforçar a segurança, moradores das regiões sob risco elevado devem acompanhar os alertas enviados automaticamente pelo sistema “Defesa Civil Alerta”, que envia mensagens e sinais sonoros diretamente aos celulares, sem necessidade de cadastro prévio.






