A TV Globo estuda alternativas de transmissão para o desfile da escola de samba do Rio de Janeiro que irá homenagear o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo informações de bastidores, a emissora avalia formas de não exibir o desfile em rede nacional, limitando a transmissão ao público do Rio de Janeiro.
Até o momento, três pedidos judiciais que tentavam impedir a homenagem foram protocolados na Justiça comum e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Todos foram rejeitados.
Lula confirmou presença no Sambódromo e deverá acompanhar o desfile no camarote da Prefeitura do Rio, ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD). A primeira-dama Janja da Silva também participará do desfile na avenida.
Nos bastidores, há avaliação de que a Globo poderia optar por não transmitir o desfile para estados como São Paulo, ou exibi-lo em outro formato. O desafio, porém, está no ambiente digital: emissoras de notícias e plataformas online já se preparam para exibir flashes ao vivo ou gravados, inclusive com imagens feitas por celulares nas arquibancadas.
No fim da tarde desta quarta-feira (13), o Governo Federal orientou empresários que mantêm contratos com o Executivo e agentes políticos a evitarem presença no evento, com a justificativa de prevenir questionamentos eleitorais ou possíveis conflitos relacionados a licitações públicas.
A Globo ainda não se manifestou oficialmente sobre o formato definitivo da transmissão.






