define('DONOTCACHEPAGE', true); define('LSCACHE_NO_CACHE', true); Novo boletim do Observatório Cidadão de Piracicaba mostra evolução na transparência da Câmara
PIRACICABA (SP)
28 de março de 2017 · 2 min de leitura

Novo boletim do Observatório Cidadão de Piracicaba mostra evolução na transparência da Câmara

.

Foto: Gustavo Annunciato / Câmara de Vereadores de Piracicaba
Foto: Gustavo Annunciato / Câmara de Vereadores de Piracicaba
Publicidade 728×90

Os indicadores de transparência da Câmara Municipal avaliados entre os meses de fevereiro e março, desse ano, mostraram avanço em relação aos anos anteriores. A análise do último boletim do Observatório Cidadão de Piracicaba constatou que 20 dos 25 critérios avaliados foram plenamente atendidos, o que significa um índice de 80% de avaliação positiva da transparência do órgão. Este índice é 8% superior à avaliação anterior (agosto de 2016). No entanto, informações consideradas relevantes pelo Observatório, como despesas em tempo real, lista do patrimônio e a divulgação da agenda dos vereadores e diretores para a população continua não sendo informadas.

O destaque positivo desse boletim do Observatório é, mais uma vez, o Serviço de Informação ao Cidadão que atendeu a 100% dos pedidos realizados e no prazo legal. Também nenhum documento está classificado como sigiloso.

“Nos últimos dois anos, a Câmara tem demonstrado um avanço significativo em sua transparência, embora algumas informações importantes ainda não estejam disponibilizadas. A agenda dos vereadores com o detalhamento dos seus compromissos diários, por exemplo, possibilitaria à população acompanhar mais de perto suas atividades. Além disso, o Observatório propõe que sejam realizadas audiências públicas e reuniões com a população para discutir novas informações que deveriam ser disponibilizados no Portal”, observa Renato Morgado, coordenador de políticas públicas do Imaflora e membro do Observatório Cidadão de Piracicaba.

.

SOBRE O OBSERVATÓRIO – O Observatório Cidadão é uma iniciativa conjunta da OAB-8ª Subseção de Piracicaba, Pira21, Florespi, Imaflora, Casvi, Pasca e UNESP. O Observatório tem como objetivo instrumentalizar a sociedade para melhor compreensão e participação nos processos decisórios locais e contribuir com o monitoramento, avaliação e aprimoramento das políticas públicas do município. Saiba mais em: www.observatoriopiracicaba.org.br.

.

SOBRE O IMAFLORA – O Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que trabalha para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e para gerar benefícios sociais nos setores florestal e agropecuário. Com atuação nacional e participação em fóruns internacionais, foi fundado em 1995 e tem sede em Piracicaba, interior de São Paulo. O Imaflora atua no município por meio do projeto Piracicaba Sustentável. O Piracicaba Sustentável busca fortalecer e capacitar a sociedade, para que possa participar das políticas públicas locais. Saiba mais em www.imaflora.org

Publicidade 728×90

Leia Também