No PiraNOT você pode perguntar que nós responderemos.
Essa semana, uma internauta nos perguntou o seguinte:
Tetê Escobar – Piracicaba:
Referente ao Passe-livre, que agora já é realidade em Paulina, sobrará para os moradores dessa cidade mais dinheiro para se alimentarem, se vestirem e também para o lazer, estudos.. Isso vai agitar o comércio. Concorda?
Confira a resposta do site:
Na verdade Tetê, é uma medida do governo local de conquistar de imediato a população, mas essa atitude trará maus frutos para a cidade. Ou a prefeitura aumentará os impostos para conseguir bancar sozinha o transporte ou então ela deixará de realizar investimentos em áreas importantes e defasadas como a Saúde e educação, por exemplo.
No caso de uma cidade pequena e com poucas indústrias, a maioria dos impostos são pagos pela população, ou seja, o custo de vida em Paulina ficará mais caro sem falar que uma pessoa que não use o transporte vai passar á pagar, diferente de antes.
A situação é agravada mais ainda se agora os moradores decidir parar de usar seus automóveis, o que vai gerar um sobrecarregamento no sistema que já é precário e fará a prefeitura ter que aumentar a frota.
No final das contas, a cidade terá transporte público, mas faltará saúde, educação e pessoas com mais dinheiro no bolso.
Uma prefeitura é como uma empresa, ou então, igual a conta nossa no final do mês. O diferencial dela é que se necessário ela aumenta os impostos e consegue aumentar sua receita.
Quando precisamos economizar, desligamos alguns aparelhos da energia, diminuímos na conta do mercado e com a prefeitura ocorre da mesma forma.
A minha posição é contrária ao Passe Livre.
Sou á favor de melhorias no transporte e sou contra a privatização do serviço o que o encarece e o faz dar muito lucro á empresários.
O Passe livre é bom apenas para quem não enxerga e analisa as suas consequências.
QUER PERGUNTAR? Entre na página do PiraNOT no face book clicando aqui e nos mande uma mensagem im-box.