Após uma avaliação de uma empresa de consultoria, a Band deverá demitir cerca de 350 funcionários que totaliza 10% de toda a equipe do canal que enfrenta, como toda a imprensa, uma crise financeira.
Os cortes devem atingir desde profissionais da área técnica á artistas e tem como objetivo adequar as contas da emissora de acordo com o seu faturamento comercial.
As primeiras demissões devem começar pelo programa “Dia a dia” que vai ao ar nas manhãs da emissora que essa semana passou de ao vivo para gravado tendo como objetivo reduzir custos.
Além da Band, essa técnica vem sendo adotada atualmente por todas as emissoras brasileiras, principalmente pelas menores. Desde o ano passado, por exemplo, a Record demitiu 2 mil profissionais e o SBT aos poucos vem dispensando pessoas, cancelando programas e anunciando mais reprises.
A CRISE:
A crise no setor publicitário é agravado pela chegada da internet onde além das emissoras de TV, rádios e jornais impressos perderem força com o acesso da população a informação de graça, faz com que o valor da publicidade nos veículos tradicionais despencarem enquanto os custos de produção de programas é caro e são ano a ano reajustados de acordo com a inflação acumulada e dissidio de funcionários.
Para agravar ainda mais a situação, a internet não tem uma forma lucrativa de venda de publicidade onde o valor dos anúncios é muito baixo e os anunciantes ainda tem medo de anunciar nesse novo veiculo.
Nessa, quem perde é o público que aos poucos vem sentindo a falta de bons e variados produtos televisivos.