YEDO S. GODOY
(IN MEMORIAN) * 06/06/1929 – † 15/11/2010
AMIZADE
Dentre todos os sentimentos que se aninham em nossos corações, há um que deve ser para nós motivo de orgulho e amor, é a Amizade.
Desde os tempos mais antigos já os homens rendiam homenagem sagrada a este sentimento. “Quem tem um amigo tem um tesouro.” E isto é verdade, pois, seria muito triste viver numa sociedade onde não houvesse amor e amizade.
O amor materno é sem dúvida o maior amor e o mais forte, entretanto há nele uma parte instintiva, pois, a própria leoa ama os leõezinhos e a cruel serpente cuida com cuidado de seus filhinhos, repugnantes e inquietos.
O amor sexual, que uma mulher sente por um homem ou o que um homem sente por uma mulher é também maravilhoso embora seja fortemente instintivo. Na natureza inteira vemos os machos e as fêmeas se aproximarem para fazerem a maravilha da perpetuação da espécie.
E a amizade como fica nisto tudo? A amizade é muito diferente, pois não é fruto de um instinto, mas existe por si só. Tudo dá e nada pede em troca. Nada a impulsiona, mas ela avança para estreitar os braços dos amigos. Ela é feliz com pouco, mas se sacrifica pelos outros. Não sabemos como, mas ela aparece em momentos inesperados e pode dura por uma vida inteira. Ela se alimenta de si mesma. Ela é enfim a causa única que nos difere dos animais que vivem aqui na terra. Ela existe em certos animais, como o cãozinho, ama seu dono e os gatos amam o ambiente em que vivem.
Os antigos tinham a amizade como a maior virtude e procuravam-na entre os deuses olímpicos. Eram seduzidos pela força de uma verdadeira amizade, que pudesse trazer muita alegria e paz.
Na Bíblia encontramos um belo exemplo de amizade. Aquela que uniu Davi a Jonatan. Na Ilíada temos a amizade de Aquiles e Pâtroclo e a ira do herói diante do corpo de seu amigo morto. Há em todas as literaturas belas páginas que narram as histórias das grandes amizades, como a de Dom Quixote e Sancho Pança, que é ao mesmo tempo triste e cômica. E nos tempos atuais vemos a amizade de Batman e Robin na luta contra os traficantes e bandidos.
Enfim se fossemos analisar as grandes amizades que foram vividas durante toda a História grandes volumes havíamos de escrever.
Assim neste pequeno artigo, quero exaltar a amizade. Sem ela não poderemos vencer seu maior inimigo, o Terrorismo. E somente teremos paz, quando a verdadeira amizade reinar em nossos corações e avassalar o mundo.