O Secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, recebeu ontem (23) membros do Comdef (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência) e diretores da Via Ágil, nova concessionária do transporte coletivo municipal, para discutir questões relacionadas ao Transporte Especial – Projeto Elevar e à acessibilidade dos ônibus.
A sugestão de criar esta comissão partiu do secretário e do presidente do Conselho Wander Viana dos Santos, que pretendem adotar uma política conjunta entre as partes com o intuito de debater e agilizar ações para integração dos portadores de deficiência. O Comdef também deverá colaborar com as melhorias e humanização do sistema com suas próprias experiências. Segundo o presidente do Comdef, a primeira reunião foi bastante produtiva. “ Os dois lados, tanto a empresa como o Conselho conseguiram se entender, mostrando suas necessidades. Acredito que a junção dos esforços solucionará os problemas do transporte público com a adequada acessibilidade.”
Na oportunidade, a Semuttran apresentou toda evolução no atendimento ao portador de necessidades especiais desde 1998, com o início do transporte especial – Projeto Elevar até o presente momento. Hoje o sistema já conta com praticamente 100% da frota de ônibus com plataforma elevatória, 12 veículos do Projeto Elevar e mais três que serão inclusos ainda este ano. Isto demonstra a preocupação da Prefeitura em atender toda a população.