Casos de dengue caem 66,6%, mas Saúde alerta para eliminação de criadouros
PIRACICABA (SP)
7 de janeiro de 2015 · 2 min de leitura

Casos de dengue caem 66,6%, mas Saúde alerta para eliminação de criadouros

dengue
Foto: Divulgação
Publicidade 728×90

Balanço da Vigilância Epidemiológica aponta que Piracicaba registrou em 2014 uma redução de 66,6% no número de casos de dengue em relação ao ano anterior. Segundo o levantamento, foram confirmados 930 casos da doença no ano passado ante os 2.790 casos registrados em 2013. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, o número é positivo, mas tanto o município quanto a população devem se manter alertas.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

“Houve uma redução significativa no número de casos confirmados, mas não podemos baixar a guarda. A dengue mata e além dela circula atualmente no país também o vírus que causa a febre Chikungunya, que é transmitido pelo mesmo mosquito. Há estudos para a produção de vacinas contra a dengue, mas tudo ainda é muito incipiente e depende de testes. A melhor forma de prevenção à doença é reduzir ao máximo ou eliminar o mosquito transmissor, mas isso só é possível eliminando os criadouros, ou seja, tudo aquilo que possa acumular água”, destaca Pedro Mello.

O combate à dengue foi intensificado em Piracicaba a partir de 2013 com a antecipação do calendário de arrastões em mais de 70 dias e ampliação no número de eventos, o que foi reforçado ainda mais em 2014 – aumento de 52,5% em relação a 2013. Os arrastões tiveram início em 19 de julho de 2014 e seguem até o final de março. Em 2013 foram realizados – entre 17 de agosto e janeiro de 2014 – 40 arrastões, sendo 18 aos sábados e outros 22 coordenados pelas equipes do PSF (Programa Saúde da Família). Para 2014/15 serão 61 eventos – 35 pelos PSFs e 26 aos sábados.

Outras ações importantes foram a adoção do teste rápido de dengue, que permite agilizar o diagnóstico e o bloqueio em áreas mais críticas e a intensificação do trabalho casa a casa nas áreas mais críticas, que apresentaram maior índice de infestação do mosquito no levantamento de densidade larvária (LIRAa) realizado em outubro.

“O ciclo evolutivo do mosquito no Verão é muito rápido. Entre a eclosão do ovo e o mosquito voando pronto para picar as pessoas leva-se sete dias nesta época. Por isso recomendamos a remoção de qualquer coisa que possa acumular água nas casas das pessoas”, afirma o secretário, que lembra ainda que os grandes vilões em Piracicaba são pneus, pratos de planta, embalagens recicláveis e caixas d´água. “Temos uma cultura entre nossa população de acúmulo de materiais e isso é muito nocivo e um ‘prato cheio’ para o mosquito. O correto é eliminar os pratos das plantas, mas quando não for possível deve-se furá-los e mantê-los sempre limpos, para que os furos não fiquem obstruídos e permitam o acúmulo de água. Não tem conversa, eliminar criadouros é a melhor solução”.

Publicidade 728×90

Leia Também

IBE-FGV e Anhanguera tem vagas de emprego para Piracicaba MERCADO DE TRABALHO E VAGAS DE EMPREGOS

IBE-FGV e Anhanguera tem vagas de emprego para Piracicaba

Duas instituições de ensino tem vagas de emprego para Piracicaba nesta semana. O cadastro do currículo é feito online. A primeira oportunidade é para a Anhanguera que busca no mercado um assistente comercial. É necessário ter disponibilidade de horário e no mínimo ensino médio completo. Mais informações você encontra em: https://www.vagas.com.br/vagas/v1431457/assistente-comercial. A segunda e terceira […]

10 nov 2016·Por Redação - PIRANOT
Em distúrbio mental, homem tenta pular de prédio horas após invadir farmácia de Piracicaba PIRACICABA (SP)

Em distúrbio mental, homem tenta pular de prédio horas após invadir farmácia de Piracicaba

Na tarde deste sábado (21), uma tentativa de suicídio mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar na Rua 15 de Novembro, nº 520, no centro de Piracicaba. Um homem, em aparente estado de desespero e sob efeito de entorpecentes, foi visto pendurado na janela de um prédio em construção, ameaçando tirar a […]

21 set 2024·Por Júnior Cardoso
10º Baep de Piracicaba prende indivíduos envolvidos em morte de professor PIRACICABA (SP)

10º Baep de Piracicaba prende indivíduos envolvidos em morte de professor

O 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) de Piracicaba prendeu dois indivíduos na manhã de ontem (21), acusados de matar um professor e roubar sua moto em Sumaré (SP). De acordo com informações dos militares, uma denúncia anônima revelou a identidade dos criminosos e indicou que a moto roubada da vítima estava na […]

22 ago 2024·Por Andrey Moral