Foi concluída as primeiras obras do “Mirante Shopping” que vem sendo erguido na antiga fábrica de tecidos Boyes, na Avenida Beira Rio, em Piracicaba – SP.
Com um avanço notório das obras no começo deste ano, em Junho turistas e pessoas que frequentam a avenida andaram notando a baixa movimentação de operários e máquinas na parte exterior dos prédios e questionaram o andamento da mesma ao PiraNOT que por três semanas passou no local e também vivenciou que não havia nenhum movimento de operários, carros ou máquinas na parte visível de dentro e no entorno ao empreendimento.
Para entender o que estava acontecendo, o portal de notícias entrou em contato com a assessoria de imprensa do shopping que nos informou que a movimentação de operários e máquinas continuam e estão ocorrendo no interior dos edifícios.
Ainda segundo a assessoria, até o momento estão concluídas as etapas de retirada de instalações existentes, paredes internas e ‘puxadinhos’, o que trouxe de volta a estrutura original da fábrica. Os serviços de limpeza também estão sendo finalizados.
Em maio deste ano foram totalmente concluídas as obras que possibilitaram a PCH (Pequena Central Hidrelétrica) voltar a operar e gerar energia elétrica limpa e renovável. Com esse processo a água do rio Piracicaba que entra na fábrica voltou a ser vista em uma corredeira que passa por baixo da Avenida Beira Rio e desemboca no manancial pouco depois da ponte pênsil. Além disso, outros dois prédios já estão completamente restaurados, com paisagismo e prontos para uso. Em um deles funcionará, em meados do segundo semestre, o plantão de comercialização de lojas do empreendimento.
A assessoria explicou que a obra está comprometida com a preservação de um patrimônio histórico e arquitetônico, e por tanto a tarefa exige muitos cuidados e aplicação de criteriosos protocolos. Assim, as obras para instalação do “Mirante Shopping” prosseguem, cumprindo seu cronograma inicial que prevê a inauguração para 2017.
Até o final do ano deverá ser iniciado o desmonte dos edifícios que não fazem parte do conjunto histórico, terraplenagem e fundação estrutural dos novos edifícios. Esse processo externo poderá voltar a ser acompanhado pela população que aguarda ansiosa mais uma opção de compras para a cidade que é carente neste setor.
O medo dos piracicabanos é que este shopping siga os passos do “Praça Taquaral”, centro de compras que vem sendo erguido na frente da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), na região do bairro Cecap, e não cumpra com o prometido adiando assim a sua inauguração. O “Praça Taquaral” era para ser entregue em Dezembro de 2014, mas até hoje apenas o esqueleto do shopping parece ter saído do papel.
O PiraNOT recentemente foi atrás e através da assessoria do “Praça Taquaral” e recebeu a informação que as obras continuavam. De fato, depois de algumas semanas, um pequeno avanço foi notado.
…
O “MIRANTE SHOPPING” – Anunciado em fevereiro deste ano, as obras para inauguração do Mirante Shopping estão previstas para serem concluídas em 2017, com investimento de R$ 360 milhões. Localizado às margens do rio Piracicaba, no coração da área turística dentro da antiga fábrica Boyes, um patrimônio histórico da cidade, o Mirante Shopping, trará não só opções de compras, mas muito lazer, entretenimento, cultura, diversão e alta gastronomia, em um boulevard, com lojas em área aberta e praça de alimentação com vista para o rio. Tudo isso dentro de um projeto de perfeita integração entre o antigo e o novo, orientado pelos mais modernos conceitos internacionais de shopping center.
Serão 42 mil m² de área construída. Destes, 28,2 mil m² será ocupado pela área de vendas composta por 6 megalojas, 7 âncoras, 1 supermercado, 150 lojas satélites, 16 unidades de fast-food, 5 restaurantes, 6 salas de cinema, play park e academia, além de hotel com 210 unidades e 1.300 vagas de estacionamento.