Não precisa ir para regiões extremamente pobres do Brasil para se chocar com o abandono e realidade que vive a população. Em Rio das Pedras – SP, há poucos minutos de Piracicaba – SP, os moradores já não aguentam mais tanto descaso.
O PiraNOT foi acionado por munícipes que reclamam de diversas situações chocantes que vão de falta de iluminação pública, quando a taxa por ela é cobrada e paga, até a de esgoto correndo pelas ruas de terra a céu aberto.
Na Rua 7 do bairro Recanto Universitário, por exemplo, um poste de iluminação está sem lâmpada há mais de três meses. Moradores contaram que vem acionando a CPFL (Companhia de Força e Luz) desde então para sanar o problema, mas ela diz que a responsabilidade pela manutenção é da Prefeitura Municipal. A informação foi confirmada pela empresa através de sua assessoria de imprensa ao PiraNOT.
Para tentar solucionar o descaso um processo administrativo de número 43.0410.00000.67 do ano de 2013 foi aberto e desde então a situação só tem piorado. “Os problemas são sérios no bairro e o abandono é por completo. Ruas, lotes, invasão na área verde, esgoto a céu aberto, falta de iluminação, bares e botecos surgindo sem alvará em locais inapropriados e não temos um órgão que possa nos auxilar e fiscalizar essas irregularidades” desabafa um empresário que mora no local.
Para tentar ajudar os vizinhos, o empresário teve que fazer um sacrifício. “A rua estava sem condições de locomoção, o próprio ônibus escolar não conseguia passar, tive que desembolsar dinheiro meu e contratar um caminhão de pedra e trator para acertar” disse.
Atualmente Rio das Pedras nem prefeito tem. O candidato eleito, Júlio Cesas Barros Ayres (PPS), teve o mandato cassado no dia 6 de fevereiro pelo juiz Eduardo Velho Neto. Ele acusa o Chefe do Executivo de aplicar dinheiro em um jornal impresso local que criava notícias falsas em favor do candidato eleito durante a campanha eleitoral de 2012. Desde então prefeito e seu vice vem tentando recorrer da decisão, mas sem sucesso.
Diante da situação, Rio das Pedras continua assim: Abandonada e sem esperança de dias melhores.