A Câmara de Vereadores de Piracicaba – SP autorizou a municipalização de quase dois quilômetros de extensão da estrada que leva ao distrito de Tupi. O trecho da SP-135 (chamada oficialmente de rodovia Margarida da Graça Martins) que, sem ônus, sairá da tutela do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e passará aos cuidados da Prefeitura fica entre a SP-308 (rodovia do Açúcar) e a SP-304 (rodovia Luiz de Queiroz), no bairro Dois Córregos.
Ao todo, são quase 96 mil metros quadrados transferidos ao controle do município, entre o km 21+253,08 e o km 23+165,98. Na justificativa que acompanha o projeto de lei 108/2015, de autoria do Executivo e aprovado na 46ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (24), o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) ressalta que a medida era reivindicada há bastante tempo pela população de bairros como Unileste, Jardim Abaeté, Jardim Nova Iguaçu e Chácaras Mazzero, como mostra indicação de 2013 encaminhada pela Câmara.
Antes sob jurisdição da divisão regional do DER em Rio Claro, o trecho, para começar a ser gerido pelo município, depende agora apenas do aval da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. “Essa via atualmente possui características de tráfego urbano e não rodoviário e, para tanto, há necessidade de a sinalização estar de acordo com o tráfego local, bem como sua fiscalização, que somente será possível se for municipalizada. Ademais, para que no futuro sejam viáveis investimentos, sejam privados ou do erário municipal, para implementar melhorias pedidas pela população, é preciso que sua gestão passe para o município”, reforçou Ferrato.