O Observatório Cidadão de Piracicaba e a Rede Engajados lançaram ontem um novo canal de participação e de aproximação entre o munícipe e o poder público: é a plataforma #EuVotoPiracicaba (www.euvotopiracicaba.org.br), que conterá projetos de lei em discussão na Câmara de Vereadores e permitirá ao eleitor que se posicione a respeito dele, sendo contra, a favor ou abstendo-se.
O resultado será encaminhado aos vereadores, com o objetivo de contribuir para o debate dos projetos e para as decisões da Câmara. Para Tiago Lazier, da Rede Engajados, que trabalha com ferramentas colaborativas e que estimulam o engajamento do cidadão em causas ou vivências, a plataforma vai permitir que os moradores de Piracicaba se conectem melhor com a cidade, informando-se e opinando sobre os rumos da política local.
A iniciativa é inspirada na experiência argentina, está funcionando nos Estados Unidos, Espanha, México, Ucrânia, Finlândia e foi lançada na cidade de São Paulo, esse ano.
A escolha dos projetos que constarão da plataforma será realizada pelo Observatório Cidadão de
Piracicaba, que está aberto a sugestões dos moradores e vereadores da cidade, a partir de critérios que levam em conta o potencial de impacto:
…
– Na qualidade da vida da população.
– Na sustentabilidade e conservação ambiental.
– Nos direitos humanos e na justiça social.
– No desenvolvimento econômico do município.
– Na transparência e na participação social nas decisões públicas.
…
Cada projeto ficará disponível na plataforma por tempo determinado, especificado no site. No lançamento da plataforma será possível opinar sobre seis PLs.
Renato Morgado, coordenador de políticas públicas do IMAFLORA, conta que nas cidades onde a
plataforma já existe cresceu a participação das pessoas nos debates das casas legislativas. Para ele, ” o #EuVotoPiracicaba contribuirá para o aprofundamento da democracia no município”.