O Grupo Unidas vem construindo e pretende entregar em meados de maio de 2016 o primeiro crematório para pets e humanos da microrregião de Piracicaba. Ele ficará na pista que liga a cidade à Saltinho, na altura do bairro Chicó.
Com 10 mil metros quadrados, o crematório contará com heliporto, amplo estacionamento, velório com várias salas, auditório para o cerimonial das homenagens póstumas e despedidas, apartamentos para descanso de familiares que pernoitam, floricultura e lanchonete. O valor da obra não foi revelado pela funerária.
Quando inaugurado, o crematório, através de imensos e potentes fornos a gás, transformará o corpo dos entes queridos em pó durante duas horas de exposição ao calor produzido pelo fogo. Após o processo, a família recebe uma urna com algo em torno de 1,5 quilos de “cinzas”, podendo guardá-las ou espalhá-las no mar, no jardim de sua casa, deixá-las no memorial do próprio crematório e, até mesmo, transformá-las em diamante (anéis e pingentes) ou mesmo em peças decorativas em cristais. A funerária acredita que o processo reduzirá os gastos com a necessidade de compra de terrenos em cemitérios que hoje custam em torno de R$ 13 mil, fora as taxas administrativas.
Segundo o Grupo Unidas, o preço da cremação deverá ficar em torno de R$ 2 mil.
A construção do complexo será realizada em duas etapas sendo que na primeira será construída a entrada para veículos e o crematório. Na segunda serão incorporados ao complexo os serviços de jardinagem, arborização, bancos e iluminação.
Em nota através de seu site, a funerária tranquilizou os vizinhos do crematório. “Quem mora próximo podem ficar absolutamente tranquilos porque não tem barulho, não tem cheiro e muito menos fumaça, o que se vê pelas chaminés é apenas emissão de gases não poluentes”.
O mesmo processo que será feito com humanos, também será com animais.