Piracicabanos poderão adotar e cuidar de recintos do zoológico





Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Câmara de Vereadores de Piracicaba aprovou a criação de programa para adoção de recintos do Zoológico Municipal por empresas e indivíduos na última semana. O projeto de lei complementar (PLC) 19/2015 foi apresentado pelo vereador Gilmar Rotta (PMDB).

“O objetivo desta iniciativa é instituir no zoológico um plano que amenize a dificuldade enfrentada devido à escassez de recursos públicos para a manutenção da estrutura física dos recintos que alojam os animais”, avalia o vereador, na justificativa. As pessoas físicas ou jurídicas que adotarem o recinto ficarão responsabilizadas pela construção, reforma, adaptação e manutenção das instalações, seja com emprego de recursos financeiros e mão de obra, o que retira do Executivo Municipal a obrigação na aplicação de recursos públicos.

O número de visitantes anual do Zoológico Municipal é de aproximadamente 350 mil pessoas. “São interessados em conhecimento sobre fauna, mas também que demonstram preocupação com o meio ambiente”, avalia Rotta. Para ele, uma nova reforma no local despertará ainda mais o interesse do público no ponto turístico.





A intenção, com a proposta, é que surjam intervenções integradas à paisagem e de acordo com a proposta, a adoção dos recintos tem o intuito de viabilizar o zoológico municipal de Piracicaba em ser centro de conservação de espécies, onde exista prioridade à pesquisa científica, a reprodução de espécies ameaçadas, a educação ambiental, além de proporcionar lazer à população e estabelecer parcerias com outras instituições, médico-ambulatorial, de contenção de animais, educativas, bibliográficos, entre outras.





Sair da versão mobile