Em menos de um mês, polícia encontra 10 ‘pescadores’ em caixas eletrônicos do Itaú

Foto mostra linha que segurava em um compartimento falso os envelopes com dinheiro fora do caixa-eletrônico onde um bandido passaria retirar. Foto: Valter Martins

Foto mostra linha que segurava em um compartimento falso os envelopes com dinheiro fora do caixa-eletrônico onde um bandido passaria retirar. Foto: Valter Martins





Arquivo - Foto: Reprodução
Arquivo – Foto: Reprodução

Quatro ‘pescadores’ de envelopes de depósitos bancários foram encontrados de novo em uma agência do Itaú em Piracicaba. Esse é o segundo caso em menos de um mês e com ele sobe para 10 o número de aparelhos apreendidos pela polícia em agências desta empresa. Ninguém foi preso.

Os novos pescadores foram encontrados por um contramestre de 50 anos anteontem na agência da Avenida Independência quando ele tentava depositar R$ 750. Ao finalizar a operação, o sistema apresentou falha e disse que havia devolvido o deposito, mas o envelope não saiu. O homem então passou a mão no caixa e o ‘pescador’ desmontou. Ele chamou a polícia que achou mais três dispositivos instalados. Todos foram retirados e apreendidos.

No dia 16 de dezembro uma mulher também encontrou um pescador em uma agência do Itaú ao lado da Praça José Bonifácio, no centro. A polícia verificou os demais caixas do local e desinstalou ao todo seis ‘pescadores’.





O ‘pescador’ é um dispositivo que é instalado na frente da entrada de envelopes nos caixas-eletrônicos. Quando um cliente tenta depositar, um anzol prende o dinheiro dentro deste dispositivo que mais tarde é retirado pelo criminoso.

Algumas pessoas chamam esse crime de ‘chupa-cabra’, mas é um nome errado já que ele não rouba dados bancários e sim prende do lado de fora os envelopes com dinheiro.

É importante o cliente, antes de fazer este tipo de operação, passar a mão na entrada do envelope e olhar bem para verificar se não existe nada solto ou diferente no caixa. Em caso de dúvidas, ele deve ligar para o  190 ou 153 que são os telefones da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.





Sair da versão mobile