
Depois de anos, o rio Piracicaba surpreendeu, subiu mais de dois metros em menos de seis horas, entrou nos estados de atenção, alerta e emergência e às 19 horas chegou ao de extravasamento. O motivo é o aumento da chuva na região de Americana. Em Sumaré, um dos afluentes do rio Piracicaba, o Quilombo, já transbordou.
Por volta das 10h30 manhã desta terça-feira, o PiraNOT.com noticiou que o manancial estava 2,37 metros de profundidade na Rua do Porto. Quase sete horas depois, às 19 horas, o manancial registrou 4,7 metros de profundidade e está subindo ainda mais. A vazão também saltou de 217 mil m3/s para mais de 417 mil m3/s. Os dados são do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica).

Às 21h10, o nível chegou em 5,18 metros. A partir dos 4,7 metros, o manancial começou a transbordar e invadir a Rua do Porto. No Bongue, os ranchos ficaram cheios de água. Uma comerciante que tem um quiosque de pastel no Parque da Rua do Porto fez um mutirão e com vários carros no começo desta noite retirou os equipamentos do local.

…
O leitor Diego Nalin enviou uma imagem de uma queda de árvore na Estrada do Meio, próximo ao bairro Nossa Senhora Aparecida, região da Vila Fátima. O trânsito no local está impedido.

Também houve queda de árvore na pista que liga Piracicaba a Anhembi. O leitor Adalberto Silveira passava por lá e fez uma foto para nós.

Choveu forte na região do Piracicamirim e no distrito de Santa Terezinha. Já em São Pedro há relatos também de chuva forte.
Em Sumaré, o ribeirão Quilombo, um dos afluentes do rio Piracicaba, invadiu ruas e avenidas. A prefeitura está com equipes da Defesa Civil de plantão e removeu nesta tarde uma família de uma área de risco.
…
ATUALIZAÇÕES – Acompanhe a baixo o nível do rio Piracicaba e fotos que recebemos dos nossos leitores.
19h40: O rio subiu mais ainda e está neste horário com 4,94 metros de profundidade e vazão de 495 mil m3/s.


20h20 – Internautas estão encaminhando vídeos e fotos agora de alagamentos em Piracicaba. A entrada do bairro Santa Rosa para quem chega pelo shopping está interditada. A Avenida das Ondas, próxima da Ponte do Caixão, também está alagada. Lá no nosso grupo tem as fotos e um vídeo que recebemos dos leitores.

Na mesma região, a leitora Bartira de Menezes enviou a imagem a seguir e nos contou que os ranchos do Bongue já estão cheios de água.

No Algodoal, a leitora Lorena Angelita enviou uma foto dos alagamentos por lá. Um córrego que passa pelo bairro também transbordou.
Neste horário o manancial registrava 5,02 metros de profundidade, 32 centímetros acima do que o DAEE diz que ele extravasa.
Estamos recebendo muito material, fotos, vídeos e informações pelo nosso grupo no Facebook. Confira e participe clicando aqui.






